Tema da Bienal vira livro que será lançado durante o evento, confira

Publicação é organizada pelo professor Ivamilson Barbalho, diretor da Edufal

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em
Diretor e equipe da Edufal, Ivamilson Barbalho, Diva Souza e Fernanda Lins

Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade. Esse é o tema da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas que também virou livro, organizado pelo diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas, Ivamilson Barbalho.

A publicação será lançada no sábado, 12 de agosto, no espaço Café Literário dentro do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.

Segundo Ivamilson, o tema é considerado, efetivamente, como o anseio de uma nova maneira de viver em sociedade. “A gente está em um momento dilemático da história humana, temos pouco tempo para fazer, para reordenar nossas atitudes em prol da proteção do planeta, essa é uma questão urgente, o pensar em todas as formas de vida não só a humana, então, a defesa da vida vem em primeiro plano”, contou.

O professor destacou que a pandemia da covid-19, além de bastante trágica, trouxe, em paralelo, a necessidade de uma defesa da vida tendo a ciência como aporte fundamental. Para tanto, ele convidou alguns colegas pesquisadores de renome, nacional e internacional, para fazer escritos sobre essas linhas que a Bienal 2023 abraçou.

“O livro é composto por artigos em diferentes áreas do conhecimento, mas todos primam por essa perspectiva do tema da Bienal. Há um recorte, em particular, que é a luta contra a aporofobia, a aversão aos pobres, um conjunto de ideias, dentro desse livro, que primam pela luta contra todas as formas dela em nosso momento atual”, completou Barbalho.

E como parte dessa reflexão, o professor explicou que faz-se necessário humanizar a sociedade, especialmente pelo fato de as pessoas demonstrarem maiores níveis de stress e nervosismo, com discursos gratuitos de ódio contra pessoas e instituições. “Isso requer uma nova forma de pensamento, esse livro é um pouco essa ênfase, de reformar o pensamento, assumir novos valores, princípios e virtudes fundamentais para o bem viver coletivo”, disse ele.

Pensando nisso, Ivamilson Barbalho declarou que este livro também serve como um convite a um diálogo com a sociedade. “São reflexões que eu considero fundamentais e, do âmbito acadêmico, o propósito é apresentar a comunidade universitária a uma boa leitura, refletir, formar ciclos de conversa em torno dos temas que trouxemos nesse livro para fortalecer a democracia, para reformar o nosso pensamento e nos ajudar a melhorar enquanto pessoas nesse momento tão dilemático”, refletiu o diretor da Edufal.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Acompanhe as novidades aqui no site e veja também as redes sociais do evento em: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.