Pós-graduação em Recursos Hídricos está com edital para credenciamento de docentes

Inscrições seguem abertas até próximo dia 24 de agosto

Por Ascom Ufal
10/08/2023 17h28 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

Segue até 24 de agosto o prazo para inscrições no processo de credenciamento e recredenciamento de docentes junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Podem participar da seleção, professores que possuem título de doutor em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo ou área correlata de interesse do programa.

Além disso, é preciso vínculo de trabalho em regime de dedicação exclusiva com a Ufal; ou ter vínculo funcional com a Ufal ou se enquadrar em uma das seguintes condições especiais: ser bolsista do programa de fixação de docente ou pesquisador de agência federal ou estadual de fomento; ser docente ou pesquisador aposentado com vínculo formal com a Ufal; ser cedido formalmente para atuar no programa; ou apresentar vínculo funcional com outra instituição de ensino ou pesquisa e comprovar liberação das atividades correspondentes a tal vínculo para atuar no Programa.

O edital destaca que somente poderá participar do processo de credenciamento os solicitantes que não compõem o atual corpo docente do PPGRHS. Por isso, todos os atuais docentes do programa que desejem continuar deverão participar do processo de recredenciamento.

Inscrições

Para participar do processo é preciso enviar a documentação exigida no edital em arquivo único formato PDF, para o e-mail do Programa de Pós-graduação de Recursos Hídricos e Saneamento (ppgrhs@ctec.ufal.br). Serão selecionados até quatro docentes para credenciamento.

Será automaticamente recredenciado o docente que tenha coordenado o programa no último quadriênio ou que seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Confira os demais critérios de autocredenciamento no edital.

Para participar do credenciamento, o docente deve atender, no mínimo, aos seguintes requisitos, cumpridos no período de 2019 a 2023: ter duas produções técnico-científicas; ter participado de banca de defesa de doutorado, mestrado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes ou Trabalho de Conclusão de Curso de graduação; ou ainda ter coordenado, no mínimo, um projeto de pesquisa.

O resultado final será publicado no dia 24 de novembro no site.