Fundepes se destaca na realização da 10ª Bienal do Livro de Alagoas

Captação de recursos e o fomento à conjunção de diversas instituições em prol do evento foram algumas das frentes de atuação do órgão

Por Jamerson Farias - jornalista
23/08/2023 11h15 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41
A vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo [saia preta e tênis branco], e demais integrantes da equipe (Foto: Renner Boldrino)

Além do governo de Alagoas, correalizador direto da 10ª Bienal Internacional do Livro junto à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) também contribuiu na produção por meio da captação de recursos e o fomento à conjunção de diversas instituições. Durante o evento, a Fundação esteve muito mais presente para acompanhar os contratos firmados com várias livrarias, como também apoiar o evento para mitigar algumas ações ou problemas que pudessem aparecer nessa trajetória.

Segundo a vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo, a instituição sempre apoiou e esteve presente nas edições anteriores da Bienal. “A Fundepes assumiu o papel institucional de captadora de recursos, foi procurar parcerias, através do termo de fomento que foi o grande apoio que a gente conseguiu esse ano junto com o governo do estado. Começamos a trabalhar nesse sentido para que a gente conseguisse agregar mais parceiros, sem que a Universidade tivesse contrapartidas financeiras”, contou.

A sede administrativa da Fundação é composta por uma equipe de 55 pessoas, responsáveis por diferentes setores, por exemplo, o financeiro, a contabilidade, a equipe de compras e a equipe de gestão de projetos, que trabalha os controles orçamentários a fim de resolver demandas.

[Isso] Vai desde os materiais de insumo, para podermos estar aqui esses dias, até os contratos dos palestrantes, as passagens aéreas… Porém, a Bienal é muito maior que isso tudo, então, a gente dá mais apoio logístico do que na organização mesmo. A gente vem para garantir que vai andar tudo certo e poder sanar, o mais rápido possível, qualquer problema durante a execução do evento”, explicou a vice-presidente.

Ainda de acordo com Taciana, é um orgulho para a Fundepes movimentar um evento tão necessário para o estado.

O que me chamou mais atenção foi esse contexto da gente se consolidar a outras instituições, a Ufal, o estado, a Prefeitura de Maceió, que trouxe a Semed [Secretaria Municipal de Educação] com o vale-livro, a equipe da própria Fundação, e outros mais de 200 externos que mobilizamos. Para nós é motivo de orgulho porque é sinônimo de que, realmente, a Fundepes faz a diferença, e vemos o quanto é bom a gente entregar para a sociedade um evento deste tamanho”, disse ela, que finalizou adiantando que o órgão estará junto à Ufal novamente em 2025.