Fórum de Compras e Licitações destaca boas práticas administrativas

Evento está na segunda edição e contou com a participação de aproximadamente 150 participantes entre técnicos e docentes
Por Izadora Garcia - relações públicas / Renner Boldrino - fotógrafo
30/08/2023 16h10 - Atualizado em 30/08/2023 às 16h13
Evento premiou 13 categorias das comissões de compra de materiais e equipamentos

Evento premiou 13 categorias das comissões de compra de materiais e equipamentos

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal realizou, na última semana, o 2º Encontro do Fórum de Compras e Licitações. O evento aconteceu no Sebrae, tendo como foco a valorização dos servidores que atuam como requisitantes e que participam das comissões permanentes de compra de materiais e equipamentos, e premiou as melhores iniciativas, divididas em 13 categorias.

De acordo com José Edson Lima, coordenador do Fórum e organizador do evento, a avaliação das atividades tem sido muito positiva. O trabalho está sendo reconhecido nacionalmente e os participantes têm apresentado melhoras significativas nas atividades laborais.

Houve uma participação maior que na primeira edição do evento, realizada em 2022, mas também tivemos uma avaliação muito positiva com relação a avaliação das categorias que foram definidas para a premiação. Foi mais difícil selecionar um vencedor porque percebemos que houve uma evolução do ano passado para cá”, explicou.

Edson atribui o sucesso das iniciativas pelo trabalho contínuo que é realizado pelo Fórum de Compras e Licitações, com oficinas, discussões e avaliações permanentes. “Como a proposta do Fórum é de fazer oficinas ao longo do ano, trabalhando dificuldades encontradas no período anterior, percebemos que o nível de qualidade dos documentos subiu. Um exemplo disso foi na categoria de Formalização de Demandas: nós notamos uma melhoria na qualidade dos processos e isso representa contratações mais bem justificadas", complementou.

Outra categoria cuja premiação demonstrou a importância do Fórum e das atividades de valorização dos servidores foi a de Instrução Processual Mais Rápida. Segundo Lima, nesta edição, houve mais processos instruídos em um tempo mais curto.

Quando a gente reconhece e premia, criamos um sistema muito importante no desenvolvimento dos trabalhos: nós valorizamos essas boas práticas, mas também as colocamos como referência para os outros. Isso cria um estímulo positivo e também casos de sucesso que podem ser estudados e replicados”, finalizou.