Falta de pessoal é um dos desafios do DAP para concluir implantação dos 28,86%

Mesmo com dificuldades operacionais, setor garante à Adufal que está empenhado para concluir os processos até setembro

Por Simoneide Araújo – jornalista
25/08/2023 14h41 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Ufal esclarece que está tomando todas as providências para finalizar os processos de implantação referentes aos 28,86%. O diretor-geral Bruno Morais informa que a equipe envolvida está “empenhada em concluir a atividade até o ciclo de pagamento de setembro de 2023”.

Morais destaca que recebeu cobrança da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e, em resposta à solicitação da entidade, declara que vai concluir a implantação, mesmo enfrentando desafios operacionais e de pessoal. “Estamos empenhados em concluir a atividade até o ciclo de pagamento de setembro, mas não é um processo simples. Para finalizar o lançamento dos retroativos no sistema AJ-Sigepe, é fundamental revisar e validar todos os retroativos devidos a cada servidor envolvido na ação”, justificou.

E continua: “Devido ao avanço nos cálculos e verificações, já solicitamos ao MGI [Ministério da Gestão e Inovações no Serviço Público] a baixa da ação referente aos 28,86%, pois só assim podemos editar os parâmetros. Caso o Ministério proceda com essa retirada na próxima segunda-feira [28], iniciaremos imediatamente os procedimentos para lançar todos os retroativos. Esse processo se estenderá ao longo do ciclo de pagamento de setembro de 2023. Estima-se que serão necessários 48 lançamentos para cada um dos 460 beneficiários da ação, representando a quantidade de meses em que os pagamentos não foram efetivados”.

O DAP reitera seu compromisso, responsabilidade e total dedicação aos servidores da Ufal, mesmo diante de todas as adversidades enfrentadas. “Isso inclui nossa atuação presencial durante a pandemia e a atual sobrecarga de trabalho devido à redução de pessoal, o que tem impactado nossa capacidade de resposta à comunidade de forma célere”, reforçou Morais, ao completar: “Certamente, faremos o máximo possível para atender a essa importante demanda, mesmo que temporariamente realoquemos esforços de trabalho para priorizá-la, sempre prezando pelos princípios da responsabilidade e esmero que regem nosso trabalho”.