Conheça o docente aposentado que tem a Ufal como referência em sua vida

Recém-aposentado, o professor José Geraldo Ribeiro pertenceu ao Centro de Educação e ocupou cargos de gestão na Ufal

Por Diana Monteiro - jornalista
25/08/2023 17h16 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41
José Geraldo Ribeiro

José Geraldo Ribeiro

Estou saindo da Ufal, mas jamais a Ufal sairá de mim. Sou muito grato por tudo que a instituição me ofereceu e contribuiu para ser a pessoa que sou hoje”, afirma o professor José Geraldo Cruz Gomes Ribeiro, que trilhou seu ativo e dinâmico caminho acadêmico durante 34 anos como docente do Centro de Educação (Cedu), unidade acadêmica do Campus A. C. Simões. Aposentado desde o dia 28 de julho, ele também teve uma trajetória marcante como gestor junto à administração central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Mestre em Educação Brasileira e doutor em Ciências, na Ufal José Geraldo, competentemente, liderou “frentes de trabalho” com determinantes ações administrativas que representaram grande colaboração para o avanço, crescimento e processo de evolução da Ufal nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e de gestão.

A vida acadêmica de Ribeiro foi iniciada na instituição alagoana como estudante do curso de Engenharia Civil (não concluído) e a opção pelo curso no qual se graduou, Psicologia, numa faculdade particular, foi levada pela vocação, “descoberta em tempo”. O seu retorno à instituição se deu para exercer a docência no Centro de Educação, onde ficou até se aposentar.

Na unidade acadêmica, ele lecionou disciplinas como Psicologia da Educação, Fundamentos Psicopedagógicos da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Supervisão de Estágio em Psicologia Clínica de Adolescentes. O vínculo de atuação com ações de pesquisa e de extensão, também em Núcleos e Programas, representou uma relevante colaboração para o fortalecimento das atividades nas áreas de graduação e pós-graduação, com positividade também para “além dos muros da Ufal”.

No Núcleo de Informática na Educação Superior (Nies), um órgão suplementar ligado ao antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) e ao CEDU deu sua contribuição científica, assim como, participou de estudos vinculados ao Núcleo Interinstitucional e Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação no Ensino na Saúde (Niipes).

Como professor de uma área que permanece como um dos grandes desafios de Alagoas, com propriedade e objetividade José Geraldo fala de obstáculos que permeiam a preocupante realidade, apontando entraves e tecendo críticas: “Sem dúvidas, os maiores obstáculos continuam sendo a valorização da docência pelos dirigentes e a formação dos professores, ambos negligenciados pelas autoridades”, afirma.

E sobre o que o Centro de Educação da Ufal representa para intervenção na área de educação de Alagoas, como unidade responsável pela formação qualificada de recursos humanos, Ribeiro destaca: “Talvez a ação mais efetiva e contundente que posso destacar, além das atividades corriqueiras que a unidade acadêmica desenvolve com estado e municípios, tenha sido o Promual, que teve uma enorme contribuição para o avanço da educação em nosso estado”.

O Promual foi um Projeto de Assessoramento Técnicos ao Municípios Alagoas, vinculado ao CEDU, que desenvolvia um trabalho dinâmico de assessoramento aos secretários de Educação dos municípios alagoanos. A partir de suas atividades foi criado em 1998 o curso de Pedagogia, na modalidade de educação a distância, inicialmente com polo em Maceió. Posteriormente, o Pomual se expandiu com polos em Viçosa, Penedo, Xingó e São José da Laje. A partir de 2007, a oferta do curso foi vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A Universidade Federal de Alagoas é referência para a definição dos rumos da educação no estado. Tanto na formação dos professores que nela atuam, por meio da graduação e da pós-graduação presencial e em Educação a Distância, quanto na construção de conhecimento na área”, reforça o professor sobre a importância da instituição para a área de educação local.

Compromisso e competência

No percurso como servidor da Ufal a atuação e a dedicação de José Geraldo Ribeiro com as ações administrativas também têm trajetória de destaque. Na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), de 2003 a 2008 ocupou o cargo de coordenador de Desenvolvimento Pedagógico, tendo atuação proativa, junto com a equipe da Prograd, sob a liderança da professora e pró-reitora Graça Tavares no trabalho de reestruturação dos cursos de graduação e reformulação de projetos pedagógicos de todos os cursos. Também foi feita a reformulação do Regimento Acadêmico, dando início a implantação efetiva do Sistema Acadêmico SieWeb.

Outra ação que merece destaque foi a colaboração do servidor para a restauração e empoderamento do Fórum dos Colegiados. O que tornou possível uma gestão em que todos, efetivamente, segundo Ribeiro, contribuíam para as decisões encaminhadas ao Conselho Universitário (Consuni).

À frente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), de 2008 a 2010, o trabalho desempenhado pelo servidor fez diferença para o dinamismo das rotinas acadêmicas. A exemplo da adequação do Sistema Acadêmico ao Regimento Acadêmico que o então conjunto de professores da instituição entendeu ser o mais adequado para os seus cursos. A reestruturação da rede e a implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário, também foram ações empreendidas na gestão de José Geraldo no setor.

Em 2020, Ribeiro assumiu a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, onde ficou até 2022. “Considerando que a EaD na Ufal havia passado por um momento de desmonte na instituição, trabalhamos em sua reestruturação organizacional e de pessoal, na expansão de polos presenciais nos municípios de Alagoas, e na reestruturação da equipe”, destaca.

Reconhecimento

O ativo servidor durante os 34 anos de trabalho dedicados a instituição alagoana, aproveita para declarar o que considera de mais relevante como avanço na instituição alagoana. “O avanço qualitativo e quantitativo que tivemos a partir da gestão da reitora Ana Dayse, numa ação participativa, que nos devolveu o orgulho de sermos servidores da Universidade Federal de Alagoas e restaurou a credibilidade da instituição”.

O reconhecimento da importância da Ufal para a sua vida é reafirmado, quando diz: Quero apenas ressaltar o orgulho que sinto de ter sido partícipe da construção de uma universidade grande e do quilate que é a Ufal. E, embora aposentado, jamais irei me sentir distante daquela que eu considero como a instituição que mais contribuiu para o desenvolvimento de nosso estado e o bem estar das pessoas que nele vivem. A todos e todas que fazem a Ufal, o meu muito obrigado!".