Corufal e Orquestra Sinfônica emocionam público da Bienal do Livro

Houve o cuidado de realizar um momento do concerto didático a fim de apresentar os instrumentos para o público

Por Fabiana Barros – jornalista / Mitchel Leonardo - fotógrafo
16/08/2023 16h27 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

O Concerto Didático com Corufal e Orquestra da Ufal presenteou o público da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com música de qualidade para a alma. Inicialmente, a orquestra tocou três peças. Depois, o coro fez uma pequena apresentação de uma música africana. Após, houve a apresentação do coro e da orquestra em mais duas peças, totalizando cinco.

A orquestra se apresentou sob a regência do maestro Nilton Souza, que é o coordenador dos equipamentos culturais. “A gente pensou no concerto didático para apresentar ao público, principalmente para quem não tem contato com esse universo da música clássica”, explicou o regente do Coroufal e graduando de Música da Ufal, Ayrton Freitas.

Durante a apresentação, foi mostrado o funcionamento da concepção da orquestra, os instrumentos e como é o coro de divisão. O coral é composto por 28 integrantes. Número similar ao da orquestra.

Com olhar atento, o estudante do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Michael Santos, demonstrou sensibilidade com a apresentação. “Quando juntou à orquestra e o coral foi o ponto alto”, disse o estudante. Ele afirmou que teve contato com a música clássica no Ifal e, pela primeira vez, na Bienal.

“Deu vontade de estar no palco”, afirmou a assistente administrativa, Sarah Paz, que é uma apreciadora da música erudita. Para ela, que toca violino, a apresentação foi classificada como linda.

O público pôde conferir inclusive uma serenata para os tempos modernos, ou seja, o último dos movimentos. Entre as várias informações repassadas por Nilton, ele mencionou que a última peça, de um compositor capixaba, a peça levou movimentos da música nordestina, o mestre Vitalino, homenageado na obra.

Sobre o evento

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é gratuita, aberta ao público e segue até domingo (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. Os visitantes podem desfrutar de toda programação e aproveitar para fazer as compras.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site e também nas redes sociais: @bienaldealagoas no Threads, Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.