Bienal do Livro terá 2º Encontro Nacional de Artes da Cena da Ufal

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas com apoio dos cursos de Dança e de Teatro

Por Deriky Pereira – jornalista
07/08/2023 10h48 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas está cada vez mais próxima de acontecer e com ela, sua variada programação. Dentre livros, bate-papos e palestras, o maior evento cultural e literário do estado também sediará o 2º Encontro Nacional de Artes da Cena da Ufal, promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped) com apoio dos cursos de Dança e de Teatro.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

O evento será realizado entre os dias 15 e 16 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió e tem como tema Arte e Democracia, buscando refletir sobre relações existentes entre a arte e a sociedade em uma perspectiva crítica e inclusiva. Além disso, a segunda edição do evento também destinará uma homenagem à Nise da Silveira em celebração aos seus 118 anos.

“A homenagem se justifica por sua combatividade em defesa dos princípios democráticos e também pelo incentivo que deu à produção artística como ferramenta auxiliar no tratamento psiquiátrico”, explicam os organizadores do evento.

Detalhes da programação

No primeiro dia, as atrações terão início a partir das 9h com credenciamento seguido de uma apresentação artística. Às 10h, será a mesa de abertura. Em seguida, das 11h ao meio-dia, o evento promove uma mesa-redonda com o tema Teatro Político Alagoano: História, Memória e Resistência, a ser conduzida pelos palestrantes Otávio Cabral e Ivanilda Verçosa, docentes da Ufal, e mediada pela também docente Ana Flávia Ferraz. Ao final da mesa, o evento traz uma apresentação artística com um espetáculo de dança chamado Policorpos.

A tarde, das 14h às 15h30, o evento contará com apresentação de trabalhos acadêmicos. Em seguida, até às 17h, uma mesa-redonda discute O quebra de Xangô e suas múltiplas narrativas, com a docente Irineia Franco do curso de História da Ufal e a pesquisadora do campo da Matriz Africana, Mônica Almeida, numa discussão mediada pelo professor Anderson Almeida, do curso de Teatro.

A programação do dia se encerra com uma apresentação artística, mais precisamente um recital sobre a alagoana Nise da Silveira, com Otávio Cabral, Ticiane Simões e Miran Abs.

Já no dia seguinte, 16 de agosto, a programação terá início às 14h com um Seminário de Pesquisa; logo na sequência, das 15h às 15h30, haverá uma apresentação artística – ambas as atrações serão conduzidas pela equipe do curso de Especialização em Arte e Sociedade.

O evento contará ainda com a mesa Histórias, memórias e políticas da comunidade LGBTQIAPN+, mediada pelo docente Anderson Almeida e que contará com os palestrantes Alycia Ryos, Pântala Butterfly e Ricardo Neves (Grupo DragLise - Núcleo de Estudos e Visualidades em Performance do Neped); Marcelo Nascimento (Fundador do Movimento LGBT em Alagoas) e Bruca Teixeira (ONG Ateliê Ambrosina).

Ao final da mesa, o evento se encerra com um café para os participantes e uma nova apresentação artística. Confira mais detalhes do evento aqui, onde você também pode realizar a sua inscrição. A entrada é franca.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.