Ufal participa do 38º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar

A programação conta com palestras sobre desenvolvimento tecnológico e científico

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

A Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB Leste) promove, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o 38º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar do estado, a partir desta quarta-feira (5), até a próxima sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Maceió. A programação conta com palestras sobre desenvolvimento científico e tecnológico para o setor.

A Ufal, pioneira na construção e fortalecimento da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), e líder no desenvolvimento de variedades de genomas de cana-de-açúcar geneticamente melhorados, estará presente promovendo palestras e coordenando mesas.

Programação

Na abertura, haverá uma palestra sobre as oportunidades do etanol no desenvolvimento da motorização elétrica nos veículos; e o lançamento da revista Reserva Alagoas. No mesmo dia, o pesquisador Luiz Carlos Molion, fala sobre as Perspectivas do clima para a Safra 2023/2024 e sua tendência para 15 anos. Na quinta-feira (6), o professor Geraldo Veríssimo, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, participa da mesa-redonda sobre Manejo de canaviais no estado de Alagoas após supersafra.

A programação segue no dia 7 com o professor Gilson Mura Filho (Ceca), que vai proferir palestra sobre o uso do calcário calcítico na correção da acidez do solo, atributos químicos e disponibilidade de silício para as plantas. No período da tarde, mais duas palestras de pesquisadores da Ufal com os temas: Análise agrometeorológica das últimas 18 safras alagoanas de cana-de-açúcar, proferida pelo professor Iêdo Teodoro (PMGCA); e Desempenho de clones e variedades no estado de alagoas na safra 2022/2023, com o professor Antônio Souza (PMGCA).

O Simpósio é realizado desde 1990, quando era promovido pelo extinto Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar). “Ao longo destas três décadas, o evento procura apresentar informações nas áreas agrícola, industrial e científica. Debatemos ainda as inovações tecnológicas, como, por exemplo, os carros movidos a energia elétrica com suporte do etanol. É um evento de grande importância para o setor e esperamos uma expressiva participação”, finaliza o professor Geraldo Veríssimo.

Para mais informações, consulte o anexo