Professor de Computação recebe reconhecimento em evento internacional

Como parte de seu doutorado, Rodrigo Peixoto desenvolveu o ZBus, um subsistema do sistema operacional de tempo real Zephyr, que foi um dos temas de discussão na conferência

Por Lucas Lisboa/Comunicação Edge
05/07/2023 14h01 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

O pesquisador do Centro de Inovação Edge e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rodrigo Peixoto, participou, na última semana, do Embeded Open Source Summit, evento ocorrido em Praga, na Tchéquia (antiga República Tcheca), que é promovido anualmente pela Linux Foundation. A conferência é voltada para profissionais do mercado com foco em sistemas embarcados e comunidades de desenvolvedores, que realizam importantes discussões a respeito de novas tecnologias, metodologias de trabalho e as principais demandas de empresas do setor.

A programação do evento contou com palestras de importantes profissionais da área de Sistemas Embarcados, que ocupam cargos de liderança em empresas como Intel, Google, Meta, Nordic, Astra e a própria Linux Foundation. Grande parte da programação foi destinada para tratar, por diferentes prismas, do Zephyr, projeto responsável pela construção de um sistema operacional em tempo real para dispositivos IoT.

Nesse sentido, Rodrigo Peixoto foi responsável por conduzir duas palestras para apresentar seu trabalho, base do seu doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), voltado para o desenvolvimento de uma nova feature dentro do Zephyr, chamada ZBus, que traz uma versão padronizada da arquitetura orientada a eventos na forma de um modelo de publicação e assinatura dentro do sistema. Esse recurso faz com que os usuários possam criar programas de forma mais responsiva e flexível.

“O ZBus é um importante avanço dentro do Zephyr, o que colocou minha contribuição como desenvolvedor dessa feature em evidência. Além do reconhecimento, o evento traz a oportunidade para trabalharmos com um processo de melhoria contínua da solução, adaptando-se cada vez mais às necessidades encontradas pelo mercado”, comenta.

Para saber mais sobre o ZBus, Confira uma apresentação feita por Rodrigo Peixoto no canal da plataforma Golioth.