Fapeal e Academia Brasileira de Ciências promovem reunião de trabalho

Evento é aberto para pesquisadores e docentes universitários de todo o estado

Por Naísia Xavier – Ascom Fapeal
17/07/2023 14h51 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidam todos os pesquisadores da comunidade acadêmica local para reunião de trabalho aberta, no Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas Ufal). Será na nesta terça-feira (18), das 14h às 16h30.

O evento começa com palestra do professor Anderson Gomes, físico e vice-presidente da ABC para o Nordeste e Espírito Santo. O tema será O Processo de Seleção e o Perfil do acadêmico ABC.

Em seguida, o professor Fábio Guedes, presidente da Fapeal e secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, a ICTP.br, fará apresentação sobre o balanço geral da política de fomento à ciência em Alagoas de 2015-2022

A comunidade científica presente ao evento vai poder participar do debate geral sobre o papel da Academia Brasileira de Ciências no estado de Alagoas e a política científica local.

“A visita de representante da ABC a Alagoas é uma grande oportunidade para conhecermos o papel da centenária academia no país, as formas de participação e como ela influenciará nas discussões que se avizinham, para a realização da 5ª Conferência Nacional da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, que acontecerá em 2024, promovida pelo governo federal e várias representações da sociedade civil brasileira”, observou o professor Fábio Guedes.

No encerramento será o momento de socialização e networking.