Área da saúde ganha reforço com quatro novas servidoras em Maceió e Arapiraca

Universidade empossou duas técnicas de enfermagem, uma odontóloga e uma docente para o curso de Medicina
Por Izadora Garcia - relações públicas
11/07/2023 16h33 - Atualizado em 13/07/2023 às 14h11

Quatro novas servidoras chegam à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para reforçar a área da Saúde. No total, duas técnicas de enfermagem e uma odontóloga passam a compor a equipe do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). Além disso, o curso de Medicina do Campus Arapiraca ganha uma nova docente. A cerimônia de posse que marcou o ingresso das novas trabalhadoras no serviço público federal aconteceu na última semana, no gabinete da vice-reitora, Eliane Cavalcanti.

Maria Amélia Gurgel é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é natural de Natal e fará da cidade de Arapiraca, no agreste alagoano, o seu novo lar. Antes de ingressar como docente na Ufal, coordenou, como servidora pública, a equipe de saúde bucal da prefeitura de Touros (RN). "Sou dentista de formação mas a docência sempre foi um chamado, uma vocação que eu queria seguir. Agora como docente na Universidade espero contribuir na formação acadêmica e pessoal dos alunos, assim como muito do que sou hoje devo aos professores que tive durante toda minha vida. Espero também que o meu trabalho possa contribuir para o incremento da pesquisa e das ações de extensão da Universidade, sempre prezando pela excelência que são próprias das instituições federais de ensino", avaliou.

Márcia Holanda, que integrará a equipe de dentistas do Hospital Universitário, é formada pela Ufal e está muito feliz de retornar a Universidade agora como servidora. De acordo com Márcia, a expectativa é de aplicar sua experiência profissional no novo ambiente de trabalho, já que, pelos últimos 16 anos, atuou na Estratégia de Saúde da Família de Palmeira dos Índios, como odontóloga.

Evanusa de Souza é natural de Quebrangulo e também está lotada no HU. Para a servidora, ser aprovada no concurso foi uma grande vitória. “Vou fazer o meu melhor todos os dias para ajudar as pessoas”, disse.

De acordo com a vice-reitora da Ufal, o ingresso no serviço público se configura como uma mudança de vida, mas, acima de tudo, uma oportunidade de contribuir com o país e o povo brasileiro.

Em cerimônias de posse, encontramos pessoas diversas, com histórias de vida diversas, mas sempre com um único objetivo: prestar um serviço de qualidade. Ao assinar o termo, vocês esquecem o ‘eu’ e passam a estar ali para o povo. O povo que paga o nosso salário, o povo que paga a comida dos nossos filhos, o povo que já pagou, em muitos casos, os nossos estudos. Lembrem sempre que vocês estão aqui para dar o melhor, principalmente para a população mais vulnerável que nos terá como referência de serviços”.

De volta ao HU

Silvia Cabral conhece bem o ambiente onde exercerá suas atividades. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes foi o seu primeiro emprego, há 26 anos. “É um privilégio retornar ao HU. Já trabalhei no hospital, mas não era concursada. E vinha esse tempo todo tentando concursos para voltar para lá”, explicou.

A técnica em enfermagem explicou que chegou a ser aprovada em alguns certames anteriores, mas que não foi nomeada. “Pensei que esse concurso também estivesse perdido e foi com enorme surpresa que recebi o e-mail sobre a minha nomeação. Considero o fato de ter sido nomeada um verdadeiro milagre”.

Silvia também falou sobre as expectativas para o futuro. “Sou portadora de deficiência auditiva e isso me deixa apreensiva, mas espero poder contribuir da melhor forma possível para merecer esse milagre de Deus na minha vida”, finalizou.