Vem pra Ufal! Um convite a quem pretende entrar no ensino superior

Novas vagas para a instituição serão ofertadas no Sisu 2024

Por Lenilda Luna - jornalista
26/06/2023 12h20 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

Estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os que realizaram as edições anteriores, certamente estão considerando as opções de instituições para cursar o ensino superior.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) convida os candidatos a conhecerem quais as vantagens oferecidas para a comunidade universitária. A Ufal é referência em ensino, pesquisa e extensão, e tem quatro campi: em Maceió, Rio Largo, Delmiro Gouveia e Arapiraca, com unidades em Palmeira dos Índios, Viçosa, Penedo e Santana do Ipanema.

Recentemente, durante o programa Ufal de Portas Abertas, 2.345 estudantes, de 47 escolas de Maceió, inscreveram-se para conhecer os laboratórios, as salas de aula, o Complexo Esportivo e os outros equipamentos da Universidade. “Nossos cursos são muito bem avaliados. Nossa instituição tem Índice Geral de Cursos (ICG) 4, numa escala de 1 a 5. Além disso, temos ótimos laboratórios, equipamentos culturais e esportivos, programas de bolsas e muito mais”, destacou Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

A universidade pública, gratuita e de qualidade é, sem dúvida, uma conquista inestimável da sociedade. “O ensino superior representa um marco fundamental para o desenvolvimento educacional, intelectual e social de um país. Ao disponibilizar o acesso ao conhecimento de forma democrática, sem restrições financeiras, a universidade pública permite que indivíduos de diferentes origens e classes sociais tenham a oportunidade de adquirir uma formação sólida e ampla”, declarou o reitor Josealdo Tonholo.

E ressalta: “Além disso, a qualidade do ensino oferecido nas universidades públicas contribui para a formação de profissionais altamente capacitados e para a produção de pesquisa científica e tecnológica de ponta, impulsionando o avanço do conhecimento e o progresso da sociedade como um todo. A Ufal é, reconhecidamente, um vetor de desenvolvimento socioeconômico para Alagoas e para o Nordeste. A universidade pública, gratuita e de qualidade é um pilar essencial para a promoção da igualdade de oportunidades e para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.”

A comunidade Ufal

A comunidade Ufal tem cerca de 21 mil estudantes matriculados em 103 cursos de graduação, distribuídos em quatro campi. Também oferece 62 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 45 mestrados e 17 doutorados. São 1.767 professores e 1.693 técnico-administrativos, que trabalham nas unidades acadêmicas e outros setores da universidade, como bibliotecas, museus, Hospital Universitário, Espaço Cultural, Editora Universitária e na Reitoria.

São oferecidas cerca de oito mil bolsas para os estudantes, que vão de auxílios estudantis à iniciação científica e tecnológica, à extensão e iniciação à docência. Além do ensino, pesquisa e extensão, os estudantes podem participar dos movimentos e grupos organizados, como empresas juniores, ligas acadêmicas, atléticas e também o movimento estudantil, com centros e diretórios acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Sisu e cotas

A Ufal decidiu por uma entrada anual, sendo assim, não serão ofertadas vagas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023.2, que está com inscrições abertas agora em junho. O Sisu 2024.1 está com inscrições previstas para os dias 15 a 23 de fevereiro do próximo ano, e a Ufal vai ofertar 5.423 vagas. É importante lembrar que o Sisu não é uma outra prova. Os estudantes que estão se inscrevendo agora para o Enem, podem aguardar o resultado das provas e usar essa nota para informar ao sistema.

O Conselho Universitário (Consuni) da Ufal aprovou a adoção do Sisu como forma de seleção em 2009 e, depois de um período de transição, passou a adotá-lo em 2011. Mas a grande preocupação do Consuni foi preservar a política de cotas, já que a universidade é pioneira na implantação de ações afirmativas que garantem o acesso à juventude negra, indígena, periférica e de baixa renda. Também há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

A Ufal vem debatendo também o critério regional, para permitir que os estudantes alagoanos tenham um acréscimo na nota que garanta o preenchimento das vagas da Ufal por mais estudantes de Alagoas. Desde 2022, foi aprovada a Resolução nº 86, do Consuni, que garante um bônus de 3% na média final do Enem para os candidatos alagoanos que vão disputar uma vaga no curso de Medicina do Campus A.C. Simões, em Maceió.O bônus regional já existe desde 2015 no Campus Arapiraca. Alunos de escolas públicas e particulares de 62 cidades do interior de Alagoas têm direito a bônus na pontuação para disputar uma das vagas do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca.

As Ações Afirmativas da Ufal são essenciais para a democratização do acesso ao ensino superior. “São passos importantes na perspectiva de melhores condições de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social, já que as cotas contribuem para a redução dos baixos índices de escolarização, permitindo o desenvolvimento, local e nacional, a partir da perspectiva da inclusão social”, finalizou Danilo Marques.