Progep e Propep publicam edital com vagas para professor visitante

Programas de pós da Ufal têm até o 12 de junho para submeter propostas de credenciamento para participar da distribuição das vagas
Por Ascom Ufal
02/06/2023 15h05

As pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal publicaram o edital de credenciamento para distribuição interna de 26 vagas de professor visitante. O processo de credenciamento será realizado em etapa única, de caráter classificatório, e as vagas ofertadas pelo edital serão objeto de processo seletivo público simplificado.

Podem submeter propostas para credenciamento e adesão os programas de pós-Graduação da Ufal registrados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma Sucupira e considerados em funcionamento, ainda não contemplados com vaga de professor visitante ou que possuem professores visitantes com contratos vigentes até julho de 2023.

Será admitida a submissão de apenas uma proposta de adesão por programa e que deverá ser remetida à Propep, via processo eletrônico cadastrado no Sipac, com os documentos especificados no edital. O período para protocolar os pedidos é de 1º a 12 de junho.

Os pedidos apresentados serão avaliados pela Comissão especial designada pelo reitor da Ufal, considerando os seguintes aspectos: nota de avaliação da Capes ao PPG, avaliação do Plano de Trabalho Proposto e tempo de funcionamento do programa.

Uma vez contemplados, os programas deverão apresentar solicitação de abertura de seleção para Professor Visitante à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho até o dia 7 de julho, indicando o perfil da vaga e o e-mail para envio de documentos pelos candidatos.

As vagas distribuídas serão alocadas no quadro docente da respectiva Unidade Acadêmica pelos prazos máximos, contados a partir da primeira contratação realizada, de até 24 meses para professores visitantes brasileiros e de até 48 meses para professores visitantes estrangeiros.

Para mais informações, acesse o edital disponível no Boletim de Serviços/Pessoal da Ufal.