Federação dos Pescadores de Alagoas homenageia professores da Ufal

Comemoração ao centenário da instituição destacou parcerias e pesquisas em prol do meio ambiente, pescadores e aquicultores

Por Iara Melo e Rose Ferreira - jornalistas / Fotos: Agência creative mcz | Thay Valoz
29/06/2023 10h41 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41
Profesores Emerson Soares, Vandick Batista e Igor da Mata

A Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de Alagoas (Fepeal) homenageou parceiros e autoridades em cerimônia de comemoração aos seus 100 anos de existência. Dentre os homenageados, houve destaque para os professores Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua) da Ufal; Vandick Batista, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); e Igor da Mata, do curso de Engenharia de Pesca da Unidade Educacional de Penedo.

O evento contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil; do Batalhão Ambiental; do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Edvando Soares; representantes de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater); e também de políticos do estado e municípios alagoanos.

A Presidente da Federação, Maria José Santos, expressou sua profunda satisfação em poder celebrar essa ocasião significativa e prestar homenagem às autoridades que têm se dedicado ao bem-estar dos pescadores artesanais. Ela ressaltou a importância de reconhecer o trabalho conjunto da Federação com a Universidade: “A universidade é de fundamental importância aqui para o nosso estado. Pelo desenvolvimento das pesquisas que realizam em relação à pesca, às espécies existentes, e também contribuem muito para que a gente possa ver qual o impacto que está ocorrendo na lagoa, no mar e que estão diminuindo essas espécies. Então, os professores têm contribuído para que a gente possa identificar e buscar soluções para esses problemas”.

Na oportunidade, a Ufal foi muito bem representada. A relação do professor Emerson Soares com os ambientes aquáticos começou com a graduação em Engenharia de Pesca, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mas cresceu e se solidificou com o mestrado em Biologia de Água Doce, com o doutorado em Biotecnologia e o pós-doutorado em Ciências Marinhas, na Espanha. As Expedições Científicas do Baixo São Francisco, amplamente divulgadas e conhecidas, são somente uma parte da sua contribuição para o meio ambiente. Ele também coordena a força-tarefa do óleo em Alagoas; o projeto Laguna Viva, de biomonitoramento da laguna Mundaú; e o projeto de monitoramento dos rios da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais. “Agradecemos o reconhecimento feito pela Fepeal, porque a ciência realizada pela Ufal e, em particular a área de Ciências Aquáticas, faz muito pelo estado! Quisera que mais instituições reconhecessem assim o papel da pesquisa no desenvolvimento de Alagoas! Isso serve como incentivo para continuarmos na labuta por condições melhores das nossas águas, dos organismos aquáticos e dos pescadores”, destacou Soares.

Com doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o professor Vandick da Silva Batista integra o Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (DIBICT) da Ufal, com ênfase nas áreas de Ecologia, avaliação e manejo de peixes e da pesca.

O professor Igor da Mata, que teve sua formação acadêmica em Pernambuco (UFRPE e UFPE), faz parte do corpo docente do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo, integrante do Campus Arapiraca. Na oportunidade, ele enfatizou a importância da gestão participativa da pesca, justificando que “são os pescadores que estão na base da atividade e que devem realmente identificar as principais demandas e problemas que precisam ser resolvidos”.

A ciência e a pesquisa universitária são os pilares que sustentam a evolução e o progresso da sociedade. Somente quando se compreende melhor a natureza e os desafios ambientais, é possível tomar medidas para mitigar os impactos negativos e promover práticas sustentáveis. A relação da universidade, da ciência e das pesquisas com a sociedade é, portanto, essencial para garantir um futuro melhor para todos, onde a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida caminham de mãos dadas.

Sobre a Fepeal

Desde a sua criação em 29 de junho de 1923, a Fepeal tem se mantido firme em seus objetivos, lutando incansavelmente pela defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores de Alagoas. O apoio contínuo dos parceiros tem sido fundamental para o enfrentamento dos desafios da comunidade pesqueira e na valorização dessa importante atividade tradicional.

Para saber mais sobre a Federação, acesse o perfil no Instagram .