DAP vai iniciar processo de apuração para pagamento de retroativo dos 28,86%

Diretor alerta que os valores serão lançados, mas autorização final é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Por Ascom Ufal
16/06/2023 11h15 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

Sobre o pagamento dos retroativos referentes à rubrica judicial dos 28,86%, o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) informa que o cabe à Universidade Federal de Alagoas será feito. As providências serão iniciadas para incluir na folha de pagamento de julho, com  levantamento individualizado de valores para cada beneficiário.

No entanto, o diretor-geral do DAP, Bruno Morais, ressalta que os valores serão lançados no sistema AJ-Sigepe, mas autorização final dependerá do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por se tratar de retroativo de parcelas judiciais. “O DAP envidará todos os esforços para concluir as atividades que lhe compete ainda neste ano”, assegurou.

E completa: "Considerando que este pagamento de retroativos se refere à reparação de uma ação administrativa realizada de forma equivocada, que trouxe prejuízos a quase 500 trabalhadores da Ufal, o DAP está tomando as providências necessárias para implantar o valor devido em folha para todos os servidores afetados, não sendo necessário o preenchimento de formulários pelos interessados ou procuradores."

No último mês de maio, um grupo de quase 500 servidores da Ufal tiveram reativada na folha de pagamento a ação judicial referente aos 28,86%. Essa implantação ocorreu após quatro anos da sessão do Conselho Universitário [14/05/2019] que anulou todos os processos administrativos que apuravam o corte dessa rubrica.