Ação do HU torna mais ágil ensino e assistência do hospital

Plano conecta todos os setores do hospital e integra os usuários do SUS

Por Raoni Santos - jornalista
23/06/2023 17h21 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

Fruto de investimento na ordem de R$640 mil na compra de equipamentos de conectividade sem fio, o HU Conectado é uma ação do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),que visa um ambiente conectado, inclusivo e eficiente para pacientes, colaboradores, estudantes e profissionais de ensino e pesquisa do Hospital.

A ação representa renovação e expansão da rede wi-fi para cobrir o hospital e traz ganhos educacionais, de produtividade, e melhora da assistência para o usuário.

O acesso à tecnologia também faz parte de uma política de humanização, conforme explica o Superintendente do Hospital Universitário, Celio Rodrigues, mencionando a troca de todo o parque tecnológico feita nos últimos anos, momento em que agradeceu ao reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo e a vice-reitora, professora Eliane Cavalcanti, pelo constante apoio às melhorias necessárias, não só no HU, mas em todos os setores de nossa Universidade.

Sabemos que nossa população carente hoje tem como principal meio de comunicação a rede através de aplicativos que utilizam a internet. Desse modo, com um acesso mais rápido, pacientes podem trocar informações sobre o seu estado de saúde e entreter-se enquanto aguardam atendimento ou quando internados, algo fundamental quando se considera um hospital que presta socorro a pessoas de todo o Estado e muitos dos usuários saem de seus municípios a Maceió exclusivamente para o HU.

“Isso é um ganho imenso para com a população carente que temos. É preciso agradecer também a Ebserh, que ouviu nossas demandas. A próxima fase é usar os painéis de atendimento para darmos notícias de tudo o que acontece no hospital, para que possamos nos comunicar através deles”, detalha o gestor. Ainda segundo o superintendente, a ideia é trazer para os pacientes entretenimento e educação, aproveitando materiais produzidos pela Ufal sobre questões relacionadas à saúde.

Ter uma internet rápida e confiável é de extrema relevância para a assistência, relatou a  gerente de Atenção à Saúde, Elizangela Cristina. Embora aparentemente simples, a ação de trazer uma internet mais rápida num hospital com seis andares, vários setores e que abriga assistência à população, pesquisa e práticas de ensino, além de rotinas administrativas, é uma das mais importantes que o hospital fez nos últimos anos, qualifica o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lôbo, pelo seu caráter integrativo.

Já o gerente Administrativo, Anderson Dantas, destaca a articulação de vários setores para que o HU Conectado fosse possível para discentes, docentes, colaboradores e usuários, num processo que envolve desde a aquisição de recursos pela Superintendência, a coordenação pela SETISD coordena o projeto, o cabeamento pelo SIF, a solução do cadastro pela USID, implantação e segurança pela UISTI, instalação e configuração por parte da CSTISC e o apoio da Ufal.

Etapas

O HU Conectado é um passo importante no avanço tecnológico do HU por tornar propício interações, incorporação de novas tecnologias e melhorias de processos. As discussões sobre a inciativa começaram no ano passado. Para concretizar um projeto de grande magnitude, a sua execução foi dividida em fases: A primeira, contemplando as clínicas e o primeiro andar, que, segundo o chefe do setor de Tecnologia da Informação, Alexsandro Santos, foi a parte mais complexa do processo, porque são locais com mais equipamentos médicos, onde há mais concentração de pessoas por maior tempo.

A segunda etapa abrangeu o auditório, centro de estudos, e as gerências de Ensino e Pesquisa, Atenção à Saúde, bem como áreas mais críticas do hospital, onde médicos e demais profissionais tinham dificuldades de comunicação, visto que em algumas delas, onde se realizam exames procedimentos cirúrgicos, há barreiras que dificultam o sinal de telefonia. "Às vezes os colaboradores ficavam incomunicáveis no setor, dependendo apenas de um ramal fixo que ocasionalmente estivesse disponível. Estudantes não tinham acesso à internet para facilitar suas pesquisas. O acesso era por computadores fixos nos laboratórios e no centro de estudos”, relembra o chefe do setor de TI.

Mais longa e atual, a terceira fase terminará no final do ano e englobará o térreo do HUPAA, com ambulatórios, setor administrativo, gestão de pessoas, almoxarifados, recepção, áreas que mesclam atividades burocráticas e assistenciais, chegando ao Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e o Hospital Dia.

Serviço

O HU Conectado dispõe de três redes: “Eduroam”, para colaboradores, estudantes e preceptores; Visitantes”, voltada a pacientes e acompanhantes e “Corporativa”, para equipamentos institucionais. Para ingressar, clique no ícone de wi-fi do seu dispositivo e preencha o cadastro refernete ao primeiro acesso.