Usuários do e-mail institucional da Ufal terão suas contas canceladas

Google deu prazo até 18 de junho
Por Ascom Ufal
26/05/2023 13h58

O título do e-mail já alerta: “Limite do armazenamento em pool excedido!”. O aviso foi enviado para a Ufal, que pode ficar sem acesso aos serviços da plataforma. Mais de 900 usuários foram notificados e podem ter suas contas canceladas.

Desde 2021 o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) emite comunicados sobre as alterações da política de uso do Google no pacote disponibilizado à Universidade. Antes, com capacidade e tempo de uso ilimitados, as ferramentas Gmail e Google Meet, utilizadas com fins institucionais, passaram a ter armazenamento e tempo de duração limitados. Estudantes, técnicos e docentes precisaram se adequar aos 5GB por conta de e-mail institucional.

O diretor-geral do NTI, Reinaldo Cabral, explica que cerca de 2,7 mil pessoas estão acima do limite ofertado. Desse total, 909 pessoas, cerca de 3% do total de usuários, estão numa situação mais crítica, utilizando mais de 20 GB do espaço do Drive e podem ter suas contas canceladas.

Para evitar interrupções no serviço para toda a Ufal, os usuários devem liberar espaço no Drive. O último comunicado da Google esclarece que a conta foi colocada em período de carência de 60 dias e reitera: “No dia 18 de junho, ao fim do prazo, sua conta vai entrar no estado ‘somente leitura’. Nesse caso, os serviços vão ser afetados e os usuários não vão poder fazer upload de novos arquivos, nem criar Documentos, Planilhas, Apresentações ou formulários Google”.

Alternativas

Ainda em 2022, depois de algumas negociações com o Google, a Ufal sugeriu que servidores e estudantes migrassem seus arquivos e disponibilizou 50GB de espaço no Microsoft OneDrive para cada usuário institucional ativo. Bastava realizar um cadastro para utilizar a ferramenta e ter acesso aos serviços.

As aulas on-line, cursos de capacitação, seminários, reuniões e demais atividades remotas da Ufal também migraram para a plataforma Microsoft Teams. E a Ufal disponibilizou o pacote Office 365 que abrange os apps mais usados no mercado, como Word, Excel e PowerPoint.

"Excluir e-mails não é uma medida efetiva neste momento, 85% do espaço da Ufal está sendo consumido com arquivos no Google Drive", detalha Reinaldo, e continua: “É importante que os usuários priorizem a migração dos arquivos maiores que estão no Google Drive, isto evitará a suspensão dos serviços da plataforma Google e pode possibilitar a revisão dos limites de espaço praticados atualmente”.

O NTI se mantém em busca de alternativas para ampliar a capacidade de armazenamento institucional, sem que isto implique riscos à segurança da informação e que sejam economicamente e tecnicamente viáveis de serem mantidas no médio e longo prazo.

Para mais informações e esclarecimentos, enviar e-mail para migrardrive@nti.ufal.br.