Morre aos 94 anos a fundadora do curso de Arquitetura da Ufal

Zélia Maia Nobre é Doutora Honoris Causa pela Ufal e deixou legado na arquitetura moderna de Alagoas
Por Ascom Ufal
24/05/2023 08h30 - Atualizado em 24/05/2023 às 12h27

Conhecida como “Dama do traço elegante”, a professora Doutora Honoris Causa da Ufal Zélia Maia Nobre faleceu nesta terça-feira (23), aos 94 anos. Ela fundou o curso de Arquitetura e Urbanismo e deixou sua marca na arquitetura moderna alagoana.

Seus projetos foram marcados pela inovação, a exemplo o Iate Clube Alagoas, construído em 1963 na praia de Ponta Verde e que durante anos foi cartão-postal de Maceió, a Residência Universitária Alagoana da Ufal (RUA), projetada na década de 70, e o Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, de 1978. Esse projeto recebeu um prêmio das Organizações das Nações Unidas (ONU) pela humanização do espaço manicomial.

“Nós da FAU [Faculdade de Arquitetura e Urbanismo] agradecemos o seu legado e celebramos sua vida repleta de realizações, apesar da tristeza, somos gratos por ter convivido com esta pessoa iluminada e competente”, destacou a nota oficial da FAU.

O reitor Josealdo Tonholo publicou uma homenagem e se solidarizou com a família, estendendo a deferência aos alunos que foram “orientados, lapidados, tocados e profundamente inspirados” pela arquiteta. “O legado da professora está em cada coração, cada memória presente em todos nós que tivemos a imensa oportunidade de cultivá-la conosco. A professora Zélia e a família Maia Nobre são e serão sempre Ufal”, reforçou.

A filha de Zélia, a arquiteta Rosa Piatti comunicou que o velório está sendo realizado no Campo Santo Parque das Flores e uma missa foi marcada para às 11h. “Um vazio imenso no coração! Mas a certeza que está em paz e com Deus!”, escreveu.

A professora Josy Ferrare vai levar sua turma de formandos para prestar uma homenagem à Zélia durante o velório. “Estou muito emocionada pela partida dela que foi uma referência muito forte em minha formação acadêmica e profissional”, disse.

Vários professores e alunos do curso de Arquitetura da Ufal publicaram mensagens de apoio à família e deixaram as últimas homenagens na página da FAU:

O grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu) destacou o carinho especial pela eterna criadora do curso. Entre as professoras do grupo, Josemary Ferrare foi aluna da primeira turma formada pela FAU/Ufal e estagiou com Zélia Maia Nobre, além de ter seu apoio para a escolha de atuação em restauro. Além disso, em 2019, a professora Adriana Capretz foi quem solicitou, junto ao Consuni, o Título de Doutora Honoris Causa para a professora Zélia, tendo o pleito aceito por unanimidade, e fazendo de Zélia Maia Nobre a segunda mulher a receber o título pela Ufal. Diversos trabalhos desenvolvidos pela professora Adriana Capretz, há quase dez anos, vem resgatando o protagonismo e atuação decisiva de Zélia no desenvolvimento da profissão em Alagoas, apresentando e divulgando o conjunto de sua obra por meio do Portal de Arquitetura Alagoana, do projeto Sereias Alagoanas, bem como textos e artigos científicos. “Inspiradora como mulher, arquiteta, mãe e professora. Obrigada por tanto, eterna Zélia”, escreveu a professora Adriana Capretz.

“Mulher referência em realizações, acolhimento, criatividade, generosidade, idealismo...Que Deus a receba na luz e conforte a sua família e amigos!”, disse Leila Pimentel

O Departamento de Alagoas do Instituto de Arquitetos do Brasil publicou: “À família e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. À nós, nos resta o dever de manter o seu legado vivo”.