Festival de Música já está na pauta da Biblioteca Nacional de Portugal

Concerto será dia 25 de maio, no Átrio do Anfiteatro da BNP, e aberto ao público
Por Simoneide Araújo - jornalista
09/05/2023 15h58 - Atualizado em 10/05/2023 às 13h10

Quem está curioso para saber mais sobre o Festival de Música de Penedo em Portugal? Pois bem, já tem novidades.

O Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, vinculado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem) da Universidade Nova de Lisboa, já reservou a pauta do Átrio do Anfiteatro da Biblioteca Nacional de Portugal para o primeiro concerto do evento. Dia 25 deste mês, às 18h, com entrada franca.

O professor Marcos Moreira é coordenador-geral do festival, mas a programação em Portugal tem a coordenação do maestro Pedro Serrano. Ele é diretor pedagógico da Academia de Música e Artes de Cambra e comanda a Banda dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, assumindo a direção artística e a coordenação pedagógica da escola de música. Moreira também destaca a parceria com o pesquisador David Cranmer, responsável pelo grupo Caravelas e está à frente da programação em Lisboa.

O concerto na Biblioteca Nacional de Portugal vai reunir composições de vários autores, ouvidas no universo luso-brasileiro, nos séculos 18 e 19. “Em especial, será apresentada a primeira interpretação integral moderna das canções reunidas no Álbum de Armia: gemidos sobre o túmulo de uma brasileira, cuja edição crítica, elaborada por Alberto Pacheco e Rodrigo Barcelos (editores), foi recentemente publicada pelo Cemupe.

Programa do primeiro concerto

1ª Parte - Ventos do Atlântico: Três lições de solfejo, de Luis A. Pinto (Recife 1719 - 1789); Sonata em Mí menor K.81, de D. Scarlatti (Nápoles 1685 - Madrid 1757), com os interpretes: Alexandre Andrade (flauta barroca); David Cruz (violoncelo barroco).

2ª - Álbum de Armia, gemidos sobre o túmulo de uma brasileira (textos de José Albano Cordeiro): O Sofrimento, de Francisco Manoel da Silva; O Raio da lua, de Gioacchino Giannini; A Noite silenciosa, de Eduardo Medina Ribas; A Saudade roxa, de Adolph Maersch; O Meu amor, de Émile Mège; O Sono, de Henrique Alves de Mesquita; A Visão, de Demétrio Rivero; A Recordação, de José Maurício Nunes Garcia Júnior; A Morte, de Désiré Dorison; e O Último gemido, de Raphael Coelho Machado. Os intérpretes são o cantor Alberto Pacheco e o pianista Anderson Beltrão, do Duo Rudá Porang.

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, por meio do curso de licenciatura em Música e do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe). No entanto, para levar esse vento para Portugal, nos dias 25 e 26 deste mês, foi formada uma grande parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Prefeitura de Penedo junto com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude do município.

Em Portugal, o festival tem o apoio da Universidade Nova de Lisboa e do grupo Caravelas, da Prefeitura de Castro Daire-Viseu e da Associação Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Confira a programação completa do Festival de Música de Penedo em Portugal no anexo abaixo.