Editora da Ufal marca presença em reunião anual da Abeu em Minas Gerais

Evento contou com a participação das editoras universitárias de todo o país
Por jacqueline Freire - jornalista
24/05/2023 08h38 - Atualizado em 25/05/2023 às 09h58
Diva Lessa e Fernanda Lins representam a Edufal no Encontro da Abeu

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) marcou presença na quinta edição do Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 35ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), em Lavras – MG.

O evento aconteceu em maio e a gerente da Edufal Diva Lessa e a colaboradora Fernanda Lins acompanharam as atividades, que tiveram como tema Ciência aberta, acessos e acessibilidades.

O evento aconteceu na Universidade Federal de Lavras, organizado por sua editora, e contou com a participação de editoras de todas as regiões do Brasil. “A reunião acontece anualmente e sempre aborda temáticas pertinentes ao mundo editorial e experienciados pelo mundo universitário. É de suma importância a participação da Edufal nesse momento de aprendizado e compartilhamento de experiências, proporcionado pela Abeu. É o evento mais importante de formação do universo editorial universitário brasileiro”, conta Fernanda, que é colaboradora do Núcleo de Conteúdo Editorial.

A palestra de abertura, proferida pela professora Mireia Ribera Turrró, teve como foco a importância da acessibilidade nas publicações. No último dia, o evento contou com a presença do secretário do setor Formação, Livro e Leitura do Minc, Jeferson Assunção, dividindo uma mesa com a professora Rita Argollo, que conversou sobre as políticas desenvolvidas para o fomento do livro e da leitura no Brasil.

Na ocasião o novo presidente da ABEU, professor Jézio Gutierre, entregou uma carta de compromisso em nome das Editoras Universitárias (Carta de Lavras), com a defesa de uma política nacional para o livro universitário (em anexo).