Castro Daire está pronta para receber o Festival de Música de Penedo

Evento acontece pela primeira vez em Portugal nos próximos dias 25 e 26 e começa programação na Universidade Nova de Lisboa
Por Simoneide Araújo - jornalista
16/05/2023 15h43 - Atualizado em 16/05/2023 às 16h06

A vila serrana Castro Daire, município do distrito de Viseu, distante 320 km de Lisboa, está pronta para receber a primeira edição do Festival de Música de Penedo (Femupe) em Portugal. A afirmação é do maestro Pedro Serrano, coordenador do evento em terras portuguesas. Serão dois dias, 25 e 26 de maio, com muitas atividades culturais e acadêmicas.

Serrano diz que a expectativa é grande em todos os grupos envolvidos. “Sinto que os grupos e os alunos estão curiosos quanto às oficinas, os elementos da banda estão empenhados em trabalhar o repertório brasileiro”, declarou.

Num primeiro momento, quando o maestro falou do festival para seus alunos e músicos com quem trabalha e que o evento iria para Castro Daire, o espanto foi geral. “A primeira impressão foi de espanto, mas expliquei que Castro Daire foi escolhida, por minha influência, uma vez que é onde desenvolvo vários projetos musicais”, contou, acrescentando que “após o fator novidade, e depois de explicada a história do festival, todos ficaram empenhados e motivados na participação”.

De acordo com o maestro, esse tipo de evento é uma novidade para Castro Daire. “Nada de semelhante nunca aconteceu por estas terras, incluindo o formato da programação em relação às mesas-redondas”, anunciou.

Sobre esta 1ª edição do festival, o maestro Serrano fala da expectativa de receber a comitiva brasileira para o evento. “Estou com uma grande expectativa! Será um grande evento para todos nós e estou eu e a minha equipe a trabalhar para que tudo corra pelo melhor para que nos próximos anos se possa crescer ainda mais. Esperamos estar à altura da organização. Mesmo sendo só um dia em Castro Daire, vamos ter cerca de 200 pessoas envolvidas nas partes artísticas e nas oficinas”, revelou Serrano, que, desde abril de 2017, é maestro da Banda dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, além de ser diretor artístico e coordenador pedagógico da Escola de Música.

Além do maestro Serrano, também estão na parceria da organização do evento e na acolhida dos brasileiros que integram o Festival de Música de Penedo, o Município de Castro Daire e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

No dia 26, segundo dia do festival em Portugal, vários artistas vão se apresentar: Banda dos Bombeiros; Orquestra Energia de Murça e Orquestra Energia de Mirandela; Orquestra Hope, também parceira na organização do evento; e Orfeão da Csenior.

Para Marcos Moreira, coordenador-geral do Festival de Música de Penedo, a parceria e o apoio do maestro Serrano estão sendo fundamentais para a ampliação do evento. “Temos muita sorte de contarmos com apoios importantes tanto aqui em Alagoas quanto lá em Portugal. A gestão da Ufal, na pessoa do reitor Josealdo Tonholo, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a Secult (Secretaria de Estado da Cultura), o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e seus secretários Jair Galvão e Teresa Machado foram fundamentais para concretizarmos esse sonho e levar nosso evento para Lisboa e Castro Daire. É maravilhoso poder celebrar tantas parcerias que acreditam no nosso trabalho, no trabalho da Universidade Federal de Alagoas”, completou.

“Quero destacar a coordenação do maestro Pedro Serrano que não mediu esforços para conseguirmos realizar esse grande evento. Tudo isso junto com a parceria da Câmara Municipal [o equivalente às prefeituras do Brasil] de Castro Daire e da Associação Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Eles vão nos receber e abrir espaço para falarmos sobre o projeto musical luso-brasileiro envolvendo educação e turismo nas duas cidades-irmãs, Penedo e Castro Daire”, registrou.

Moreira destaca também o apoio do professor e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, David Cranmer, coordenador do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. “Nossa programação em Lisboa também está muito boa. Só tenho a agradecer por todo apoio que temos recebido”, finalizou.

Veja programação completa em anexo: