Campus Maceió recebe ação do Maio Amarelo de educação para o trânsito

No Trânsito, escolha a Vida, é o tema da Campanha, com atividades centralizadas no Campus A. C. Simões
Por Diana Monteiro - jornalista - Fotos Renner Boldrino
16/05/2023 16h22 - Atualizado em 17/05/2023 às 17h07

Sensibilizar alunos, servidores e a comunidade circunvizinha que frequenta rotineiramente o Campus A. C. Simões sobre a importância de valorizar a vida no trânsito, contempla as atividades planejadas para a variada programação alusiva à Campanha Maio Amarelo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante os três horários desta quarta-feira (16).

Com o tema No Trânsito, escolha a vida, as ações educativas estão sendo realizadas na conhecida “Praça dos Bancos” , com organização do Centro de Educação (CEDU) e Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). As unidades são representadas, respectivamente, pelo professor Eraldo Ferraz e pela professora Gilcicleide Rodrigues, integrantes da comissão responsável pela elaboração e execução das atividades no campus.

“Essa foi a primeira vez que propus esta ação de trânsito aos parceiros e todos aceitaram a ideia. Em setembro, provavelmente, vamos desenvolver ações na Semana Nacional do Trânsito”, destacou Eraldo Ferraz. Foram feitos teste do bafômetro, orientações de como dirigir defensivamente, atividades direcionada às crianças sobre trânsito, mobilidade urbana, orientações aos motoristas dos ônibus escolares.

“Estamos realizando várias ações educativas simultaneamente, na escola (creche) educação para o trânsito, nas ruas, abordagens em quem circula de carro e a pé, com vídeos educativos, sorteios de brindes aos participantes e outra ações que atraem grande público”, relatou a professora Gilcicleide Rodrigues.

As atividades planejadas contam também com a participação dos alunos participantes do Curso de Multiplicadores de Educação para o Trânsito e do Componente Curricular de Extensão (ACE) das graduações em Pedagogia e em Geografia.

Crianças também participam

As crianças atendidas pelo Colégio de Aplicação Professora Telma Vitória (CAPTV) da Ufal, também participaram da atividade e mostraram que educação para o trânsito se aprende desde pequenininho. A policial militar Cb Lhayse, contou que o Maio Amarelo nasceu para que a sociedade possa ser alertada sobre os perigos do trânsito.

"Nesse mês os órgãos de Trânsito realizam diversas ações para conscientizar a todos da importância de vias terrestres seguras, e aqui não foi diferente. O Batalhão de Polícia Rodoviária, através do Núcleo de Educação para o trânsito, realizou uma atividade educativa de trânsito com as crianças da Escola Telma Vitória. Nesta oportunidade eles puderam aprender, de forma lúdica, sobre regras básicas para a manutenção da segurança viária. Acreditamos que, educando as crianças, a longo prazo, poderemos criar cidadãos e condutores conscientes da sua importância para a manutenção de um trânsito seguro", explicou.

Parceria

A campanha completa este ano uma década e o tema que marca o Maio Amarelo de 2023 tem como objetivo central conscientizar os condutores sobre as precauções que precisam ser tomadas para tornar o trânsito mais seguro e, consequentemente, evitar sinistros de trânsito e fatalidades.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, o Brasil ficou em terceiro lugar com mais mortes no trânsito. Dados reunidos pelos pelo DataSUS, em 2020 apontaram que as vítimas em sua maioria (84%), são homens.

Para as atividades do Maio Amarelo a Ufal conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Programa Lei Seca, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BpTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió.