Ascom reúne setores da Universidade para apresentar fluxo de trabalho

Intuito foi melhorar os processos de comunicação institucional
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
04/05/2023 15h38 - Atualizado em 05/05/2023 às 16h33

A equipe da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu, na manhã desta quarta-feira (3), na Sala dos Conselhos, representantes de vários setores da Universidade para apresentar e tirar dúvidas sobre a comunicação institucional para os públicos internos e externos, de forma a divulgar a importância da Ufal, “revelando os reflexos positivos das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em benefício da sociedade e do desenvolvimento do estado de Alagoas”.

O objetivo foi integrar melhor os setores para garantir que as informações circulem de forma mais dinâmica, clara e transparente, levando à sociedade alagoana toda a produção de conhecimento e serviços prestados pela Universidade. Foram apresentados os núcleos e atividades; prazos para solicitações; manuais de identidade visual e redação e as publicações e canais de comunicação.

A comunicação institucional é coordenada pela Assessoria de Comunicação, mas é construída em parceria. “Esse é o momento de afirmar que a Ascom é parceira de todos os setores desta Universidade e queremos que toda a comunidade universitária possa nos alimentar de informações que vamos transformar em notícias, publicações em redes sociais, artes, etc. Trabalhamos sobre a matéria-prima que vocês nos trazem”, disse a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, para o público presente.

A Relações Públicas da Ufal, Janaina Alves, apresentou o panorama do trabalho do setor e os princípios que norteiam as atividades realizadas. “A Ufal tem credibilidade e nossos pesquisadores são referências em suas áreas de atuação. Por isso, temos conquistado muitos espaços de mídia espontânea. Mesmo sem contar com orçamento para a Comunicação Institucional, a Ufal está presente na mídia alagoana de forma positiva, com muita frequência”, destacou a profissional.

Entre as questões levantadas pelos gestores e servidores presentes, destacou-se a necessidade de interiorização da comunicação. “Mesmo com uma equipe reduzida, buscamos estabelecer contatos em todos os campi, de modo a divulgar o importante trabalho realizado nas regiões do Sertão e Agreste. Apesar de não conseguirmos acompanhar presencialmente tudo o que acontece, podemos ter uma circulação de informações, fotos e vídeos, garantindo a visibilidade de tudo o que é realizado na Ufal”, ponderou Márcia Alencar, coordenadora adjunta da Ascom.

Os dados do relatório anual de atividades de 2022 impressionaram a audiência pelo alcance relevante da Assessoria de Comunicação. No ano passado, o portal da Ufal ultrapassou 9 milhões de visualizações e as redes sociais alcançaram mais de 7 milhões de usuários. “A Ufal fala para a sociedade alagoana, para o Brasil e para o mundo. O mais importante é que temos serviços e produtos de muita qualidade que são de interesse social e temos muito orgulho em realizar a divulgação científica e assessoria de imprensa da nossa universidade”, finalizou Simoneide Araújo.

Para enviar sugestões de pautas para a Ascom pode ser pelo e-mail comunicacao@ascom.ufal.br

Todas as informações da comunicação, podem ser conferidas aqui.