Ufal e Detran realizam reunião para planejamento do Maio Amarelo

Parceria já dura mais de dez anos e chama atenção para a violência no trânsito

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

Aconteceu nesta terça-feira, 4 de abril, na sede do Detran de Alagoas, uma reunião coordenada pela Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores e a Universidade Federal de Alagoas com o objetivo de planejar as ações educativas alusivas ao Maio Amarelo no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Durante a reunião foi definida a realização da ação integrada de Educação para o Trânsito na segunda semana de maio nos três turnos de funcionamento das aulas da Ufal. A ideia é chamar a atenção da comunidade acadêmica e circunvizinha da importância da educação no trânsito e o que deve ser feito para mudar o comportamento dos pedestres, condutores automotivos, ciclistas, motoristas dos transportes coletivos e do interior; para um trânsito mais seguro dentro do Campus.

O professor Eraldo Ferraz, do Centro de Educação da Ufal e a professora Gilcicleide Rodrigues, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), estão participando da organização deste evento inédito no Campus Maceió. “Posteriormente será divulgada a programação das ações, que começam no dia 16 na Praça onde ficam os Bancos. Vamos ocupar o Campus, num movimento que vai agitar a Ufal manhã, tarde e noite”, disse o professor Eraldo Ferraz.

A gerente do Edutran-AL Edira Soares, falou da necessidade de ações como esta junto à universidade. “Muito importante envolver a comunidade universitária nesta ação preventiva que só vem a fortalecer a parceria institucional entre o Detran e a Ufal”, completou.

Participaram do encontro representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT-Maceió) e do Programa Operação Lei Seca, além da superintendente do Edutran Sonaly Bastos. Os alunos participantes do Curso de Multiplicadores de Educação para o Trânsito e do Componente Curricular de Extensão (ACE) dos Cursos de Pedagogia e de Geografia estarão envolvidos na realização das atividades planejadas.