Professor do Instituto de Física integra Instituto Nacional de Fotônica

André Moura é o único pesquisador da instituição a fazer parte do Info; a mais recente reunião do instituto foi realizada em Maceió

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

A reunião regional do Instituto Nacional de Fotônica (Info) foi realizada em Maceió no mês passado, após dois anos sem encontro presencial por causa da pandemia de covid-19. O evento reúne pesquisadores de todo o país e ocorre de forma anual.

Este ano, a reunião foi dividida em duas regionais: a primeira, realizada em Maceió, reuniu pesquisadores da região Nordeste; e a segunda, a ser realizada em Ribeirão Preto-São Paulo, no mês de maio, contemplará pesquisadores do Centro-Oeste e Sudeste.

Da Ufal, apenas o professor e pesquisador André Moura integra o Info. E foi o docente que ficou com a responsabilidade de organizar a reunião regional em Maceió, junto com o professor Anderson Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as pesquisadoras Roberta Pugina, da USP-Ribeirão Preto e UFPE, e Cecília Campos, da UFPE, além da colaboração da técnica administrativa Rosana Campelo.

O reitor Josealdo Tonholo, participou do encontro e falou sobre o desenvolvimento científico da Universidade para a resolução de problemas da sociedade alagoana.

“A reunião foi realizada de forma muito satisfatória, dada a interação entre os pesquisadores do Info e pesquisadores convidados da Ufal. A ciência brasileira, apesar das instabilidades políticas, vem evoluindo principalmente nos últimos 60 anos com a criação e consolidação de vários programas de pós-graduação e a consequente formação de pessoal qualificado”, destacou Moura ao avaliar a reunião realizada em Maceió.

E acrescentou: “O cenário atual é que temos uma plataforma sólida para irmos além do aspecto estritamente acadêmico, e os próximos passos serão o desenvolvimento e a implementação de tecnologias emergentes para a solução de problemas diversos da indústria e da sociedade”.

Ainda de acordo com o professor, o objetivo da reunião foi promover uma maior interação entre os pesquisadores do Nordeste, além de discutir as abordagens que serão dadas no próximo ciclo. “Assim, é esperado que pesquisadores da Ufal que não fazem parte do Info possam ingressar nesse próximo ciclo”, disse.

Moura ingressou no Info em 2019 como líder de um grupo de pesquisa emergente quando ainda trabalhava no Campus Arapiraca. Em 2022, foi removido para o Instituto de Física (IF) e continua fazendo parte do Instituto.

“Dentro do Info, temos recebidos estudantes de grupos de pesquisas parceiros da PUC-RIO, USP-Ribeirão Preto, Universidade Federal de Goiás (UFG) e UFPE. Além disso, junto com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Física da Ufal, tenho feito várias visitas para a realização de pesquisa experimental no Departamento de Física da UFPE. Isso tem permitido a mobilidade de pesquisadores”, ressaltou o docente.

Mais sobre o Info

O Info é um projeto temático financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) que envolve diversas instituições nacionais e conta com várias instituições internacionais parceiras que, através de projetos de pesquisas, permite a mobilidade de pesquisadores e estudantes para a realização de experiências científicas e estudos teóricos.

Os projetos de pesquisas dentro do Info estão relacionados a aspectos fundamentais e aplicados da luz visando ao desenvolvimento de tecnologias emergentes em fotônica, biofotônica e opto-microfluídica. Além disso, são realizadas atividades para a promoção da ciência e a melhoria da educação. As atividades desenvolvidas estão em consonância com o Projeto de Ciência para o Brasil da Academia Brasileira de Ciências .

A sede do Instituto Nacional de Fotônica (Info) é o Departamento de Física da UFPE. O coordenador é o professor Anderson Stevens Leônidas Gomes, pesquisador 1A do CNPQ, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Fellow eleito da The World Academy of Science (TWAS).

Durante os encontros do Info, os pesquisadores apresentam os principais resultados e debatem sobre as perspectivas de trabalho. Busca-se o fortalecimento das pesquisas científicas realizadas e a cooperação entre os grupos de pesquisa. Discute-se as tendências internacionais nas áreas de pesquisa contempladas no Info. Além disso, estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos apresentam os trabalhos em desenvolvimento.

Podem participar das reuniões pesquisadores ligados ao Info, bem como estudantes e pós-doutorandos indicados por esses pesquisadores. Na reunião que ocorreu em Maceió, professores, estudantes e pós-doutorandos ligados a docentes da Ufal que não fazem parte do projeto, foram convidados a participar e apresentar suas respectivas linhas de pesquisa.