Ufal inicia campanha para convidar comunidade acadêmica a se associar à SBPC

Secretaria Regional corre o risco de fechar no Estado por falta de associados
Por Jacqueline Freire - jornalista
24/03/2023 12h22 - Atualizado em 27/03/2023 às 15h22

Na tentativa de dar continuidade aos trabalhos da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o professor Vandick da Silva Batista, docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal), iniciou campanha para convidar a comunidade acadêmica a se associar à entidade.

“Apenas na Ufal, somos 90 bolsistas produtividade em pesquisa e 11 em produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Entendo que todos são interessados nas propostas da SBPC para CT&I [Ciência, Tecnologia e Inovação] e em poder influir nelas, o que será mais difícil perdendo a interlocução da regional”, explica.

Ele diz que os esforços de sensibilização da comunidade estão dando resultado, mas que é preciso avançar. “Estamos na etapa de chamada final para manter a Regional SBPC-AL, o que requer 50 associados até 31 de março. Até agora crescemos, mas temos registro de apenas 37 associados de todas as instituições”, explica o professor, que também é secretário regional da SBPC em Alagoas.

Como se associar?

Docentes e estudantes podem ser sócios da SBPC. Para isso, basta acessar o endereço e preencher a ficha de inscrição. A anuidade para estudantes do Ensino Básico, de graduação, pós-graduação e professores de Ensino Básico é de R$ 70,00.

Profissionais de sociedades afiliadas à SBPC pagam anuidade de R$ 150,00 e estudantes – do ensino básico à pós-graduação de sociedades afiliadas à SBPC pagam R$ 60,00 de anuidade. Já professores de ensino superior, pesquisadores e outros profissionais pagam anuidade no valor de R$200,00.

Os sócios adimplentes recebem ainda, diariamente e de forma gratuita, o JC Notícias; a versão digital do Jornal da Ciência Especial; e a versão digital da revista Ciência & Cultura (trimestral). Além disso, têm desconto nas inscrições das Reuniões Anuais e Regionais da SBPC e participam ativamente na Assembleia Geral dos Associados da SBPC com direito de votar e ser votado para cargos de estrutura organizacional da SBPC,

Painéis

Quem já é sócio pode submeter seus painéis para impressão com informações sobre suas pesquisas no estado. A ideia é aumentar a visibilidade do conhecimento e da pesquisa em instituições de ensino, pesquisa, comunitárias e de desenvolvimento em Alagoas. A submissão é feita por meio do envio do arquivo do painel em PPT e PDF para o e-mail sbpc.al@sbpcnet.org.br até o dia 27 de março de 2023 dentro das especificações presentes no edital. Mais informações, clique aqui.

Confira o perfil da @sbpc.al