Ufal firma parceria com a Imprensa Oficial para publicação de livros

Coleções, que versam sobre história de Alagoas e contam com apoio da Fapeal, serão lançadas na Bienal deste ano
Por Jacqueline Freire - jornalista
16/03/2023 12h58 - Atualizado em 23/03/2023 às 17h45
Edufal e Imprensa Oficial definem os lançamentos na Bienal do Livro

Os preparativos para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas estão a todo vapor. E nós já podemos adiantar, que durante o maior evento cultural e literário do Estado de Alagoas, serão lançadas duas coleções de livros numa parceria entre a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A Coleção Raízes das Alagoas, é uma antologia formada por obras seminais sobre a formação social, cultural e econômica do estado. Seu objetivo é promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos ausentes do catálogo das editoras comerciais, mas que continuam indispensáveis aos estudantes e pesquisadores contemporâneos.

Já a segunda coleção, Legado, é formada por biografias clássicas, escritas por autores alagoanos consagrados, sobre personagens históricos nascidos em Alagoas que exerceram papéis importantes no passado nacional. A ideia é preservar a memória de nossa terra, promovendo o resgate das histórias de vida de diversas personalidades alagoanas que deram grande contribuição para a política, a economia, a ciência e a cultura brasileira.

Segundo o diretor da Edufal, professor Ivamilson Barbalho, as obras são de denso alcance para compreensão de história e cultura alagoana e de autores consagrados. “O projeto gráfico, revisão técnica e apresentação pertence a imprensa oficial. A Edufal se compromete com a impressão de exemplares. Estamos muito felizes por, novamente, juntos com a imprensa oficial e a apoio da Fapeal, na consecução dessa parceria interinstitucional. O catálogo dispõe de títulos de grande alcance, que certamente favorecerá aos leitores de obras com tiragem esgotadas e inéditas também. Será um momento ímpar para o conjunto geral da programação da bienal”, afirma.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal do Livro de Alagoas será realizada entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Com variada programação, é a única no país a ser realizada por uma universidade pública, em parceria com o Governo de Alagoas.

Acompanhe também as redes sociais do evento: @bienalalagoas no Instagram e no Facebook e, agora, pelo site.