Rádio Ufal e Fapeal em Revista apresentam coluna com dicas de leitura

Semanalmente são liberados dois episódios inéditos em três edições diárias: 8h, 14h e 20h
Por Deriky Pereira – jornalista
20/03/2023 11h14 - Atualizado em 21/03/2023 às 12h10

A programação da Rádio Ufal ganha mais uma novidade a partir desta semana: trata-se da coluna Bora Ler, fruto de parceria com a Fapeal em Revista, que conta com dicas de leitura e livros variados que vão além do conteúdo científico.

E quem comanda essa iniciativa é a professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade, Manoella Neves.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manoella sempre gostou de comentar sobre os livros lidos e ouvir comentários de leitores. Assim, viu, com a coluna Bora Ler, uma chance de indicar leituras e interagir a partir delas com os internautas e, agora, também com os ouvintes da Rádio Ufal.

“Participar desse projeto tem sido uma experiência especial, por estar em parceria com a Fapeal e a Fapeal em Revista e por me possibilitar usar as redes digitais para convidar as pessoas a lerem, a lerem mais – inclusive eu mesma quando busco, por exemplo, autores que não havia lido nada deles”, contou a professora.

A parceria, agora ampliada com exibição da coluna na Rádio Ufal, deixa a professora e colunista muito orgulhosa.

“O Bora Ler no digital me trouxe a possibilidade de levar dicas de leituras para públicos de variados locais e idades, por exemplo, numa boa companhia de livros e autores. Com o drops, consigo registrar um gostinho da história e do enredo comentado.

Agora, na Rádio Ufal, é possível fazer tudo isto em um espaço significativo, privilegiado e qualificado que é o espaço da Universidade, onde me formei, leciono e me renovo. A coluna Bora Ler, na Rádio Ufal, significa maior qualificação deste projeto e maior desafio pessoal para mim”, vibrou Manoella.

Para as relações públicas da Universidade, Janaina Alves, a chegada da coluna Bora Ler à programação da Rádio é a prestação de mais um serviço que a Ascom põe à disposição da comunidade universitária. “Temos a certeza de que a parceria renderá bons frutos porque a coluna já é um sucesso nas redes sociais, assim como será na Rádio Ufal!”, comemorou a servidora.

A cada semana o ouvinte da Rádio Ufal ouvirá dois episódios inéditos em três edições diárias, às 8h, 14h e 20h.

A importância da leitura

Livros e leitura, inclusive, sempre fizeram parte da vida da professora, cuja mãe também é docente de Língua Portuguesa e Literatura. Para Manoella, quem descobre o gosto por ler, aprende a ouvir e contar histórias, além de estar consigo – e esse, inclusive, é tema de um dos episódios da coluna Bora Ler.

“A leitura me permitiu certa compreensão de mundo, fez parte do meu amadurecimento e da constituição de quem sou porque me possibilitou refletir sobre temas, ler diferentes versões sobre histórias reais ou de ficção, imaginar cenários, elaborar argumentos diante de uma situação em uma trama lida, me ensinou a ficar comigo mesma, a refletir e a estar em solitude, sem me sentir só”, refletiu a docente.

Acompanhe também a coluna Bora Ler e as demais atrações da Rádio Web Ufal.