Professoras da Ufal levam pauta sobre antirracismo para congresso na UFBA

Jusciney Carvalho do Cedu e Lígia Ferreira da Fale participam de mesa no dia 15 de março
Por Ascom Ufal
13/03/2023 16h38 - Atualizado em 13/03/2023 às 17h42

As professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Jusciney Carvalho do Centro de Educação (Cedu) e Lígia Ferreira da Faculdade de Letras (Fale), participam de uma mesa no dia 15 de março, para falar sobre antirracismo como política institucional na universidade pública. A discussão é uma das atividades do Congresso da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e será mediada pela professora Nanci Rebouças (UFBA).

“Temos consenso sobre a importância desse debate no Congresso da UFBA 2023, pautando a necessidade urgente do combate ao racismo institucional na universidade pública, e que precisa ser ampliado para além da Ufal, já que o racismo institucional está presente em todas as instituições”, explica a professora Jusciney, conselheira representante docente no Consuni.

Durante a atividade, as professoras também devem apresentar os resultados de um curso de formação continuada docente (via Proford), desenvolvido na Ufal e intitulado “Prevenção ao racismo institucional: práticas antirracistas na universidade”.

Segundo as professoras, o curso cumpriu a finalidade de estimular a criação de projetos internos de ações antirracistas, compreendendo que promover a divulgação dessa ação desenvolvida junto ao corpo docente da Ufal pode suscitar novas possibilidades em outras universidades e/ou institutos federais participantes deste importante congresso.

A professora Lígia Ferreira, que apresenta junto com a professora Jusciney, é a atual coordenadora-geral do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos (Conneabs), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e integrante do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP/CNPq).

Congresso da UFBA

O Congresso UFBA 2023 acontece de 14 a 17 de março e é um espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos na universidade, dando visibilidade à sua produção ao mesmo tempo possibilitando um contexto de debate sobre cenários e desafios desse momento. Mais informações sobre o evento, clique aqui.