NTI informa sobre alteração no dígito verificador de processos

Mudança atende à padronização do cálculo definida pelo Arquivo Nacional
Por Izadora Garcia - Relações Públicas
15/03/2023 10h44 - Atualizado em 15/03/2023 às 16h37

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa sobre a alteração na forma como o dígito verificador (DV) dos processos está sendo calculada. A medida visa atender ao padrão estipulado pelo Arquivo Nacional.

O cálculo dos dígitos verificadores está regulamentado no anexo da Portaria Interministerial nº11/2019, que pode ser encontrada aqui 

Na prática, a mudança pode afetar a consulta no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac): ao realizar a busca, incluindo os dígitos, processos podem não ser encontrados. No entanto, de acordo com Reinaldo Cabral, diretor geral do NTI, o sistema permite que as consultas sejam feitas sem a inclusão do dígito.

“Uma vez que o sistema permite que sejam feitas consultas sem a necessidade de informar o dígito verificador, que são aqueles dois números finais do processo, é possível acessá-los sem problema. Portanto, a recomendação é fazer a busca dessa forma, utilizando apenas os primeiros quinze algarismos e ignorando o DV”, explicou.