HU inicia reforma para construção de um Centro de Pesquisa Clínica

Projeto do HU foi contemplado com R$ 528 mil pela rede Ebserh
Por Raoni Santos - jornalista com Ascom Ufal
21/03/2023 14h23

Começaram segunda-feira, 13 de março, as obras da reforma no Centro de Apoio à Pesquisa, que se transformará no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). No local, serão avaliados procedimentos, exames, pesquisas com coletas de dados em vários materiais biológicos de maneira geral, incluindo testes de medicamentos em seres humanos.

O recurso para a obra foi obtido através da apresentação de proposta ao edital CGPITS/DEPAS 01/2023 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que selecionava propostas de implantação e consolidação de Centros de Pesquisas Clínicas na rede de Hospitais Universitários Federais (HUF). O projeto do HU foi contemplado com R$ 528 mil reais.

O Centro de Pesquisa é fruto de uma articulação entre o Hospital Universitário e a administração central da Ebserh, no qual o HU se capacitou através de um edital lançado nacionalmente. Para o gerente de Ensino e Pesquisa, professor Eurico Lobo, o papel do local vai além do ensino e servirá também para práticas profissionais.

“Será um passo importante e decisivo no processo de ampliar e melhorar a qualificação dos nossos residentes e profissionais do hospital. O Centro propiciará a formação do profissional técnico, desenvolvimento, pesquisa e teste de novos medicamentos. É um espaço importante na formação, seja de estudantes de graduação, iniciação científica, residentes e de profissionais diretamente no HU”, afirma.

Com o objetivo de abrigar todas as fases do desenvolvimento de um produto num local centralizado, a estrutura será dotada de enfermaria, farmácia, área de monitoramento, coleta e armazenamento, além de equipamentos como freezer a -80 graus, -20 graus e câmara de conservação.

O processo é dividido nas seguintes etapas: avaliação com voluntários, avaliação com um número restrito pacientes, testes com uma quantidade mais ampla de pacientes, até que o produto final esteja disponível. Os resultados serão disponibilizados no comércio e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPTIS) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), professor Mário Jucá, o Centro de Pesquisa Clínica do HU possui uma grande interface não apenas com a comunidade acadêmica, mas também o usuário do SUS, que se beneficiará com os resultados dos estudos realizados no local. “Vamos poder oferecer a realização de inúmeras pesquisas para avaliar procedimentos, medicamentos e devices [produtos a serem aplicados para beneficiar a terapêutica ou o diagnóstico em seres humanos]”, afirma.

Ufal

Já existe uma integração com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em relação ao Centro de Pesquisas. O SGPTIS já está fazendo reuniões com a intenção de sensibilizar pesquisadores das Unidades Acadêmicas (UA’s) da Ufal. Setores do próprio Hospital Universitário também foram sondados, como os serviços de Genética Clínica e Farmácia Hospitalar, bem como a área de infectologia. A finalidade é a de articular propostas de interesse da sociedade civil, trazidas pelas UA’s.

Segundo o reitor Josealdo Tonholo, o Centro será importante para qualificar ainda mais a pesquisa na instituição. “O Centro de Pesquisa vai qualificar, ainda mais, toda excelência, todo empenho da ciência alagoana produzida no HU sem dever nada a nenhum outro Centro no Brasil e no mundo”, afirma.