Equipe da Propep visita unidades para acompanhar programas de pós-graduação

Recomendações baseadas na mais recente avaliação da Capes são detalhadas com os servidores nas unidades acadêmicas
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
24/03/2023 15h05 - Atualizado em 11/06/2023 às 13h29
Equipe da Propep

A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal vem realizando, ao longo do mês de março, uma série de visitas aos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Universidade, com o objetivo de acompanhar e consolidar as atividades de pesquisa na instituição.

Durante as visitas são realizadas reuniões na Unidade Acadêmica que sedia o PPG e é feita uma apresentação com as recomendações elaboradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme a Ficha de Avaliação do Programa visitado, e pela equipe da Propep.

“Sugerimos ações internas atribuídas à direção da Unidade, corpo docente, discente e técnicos administrativos do PPG, além de ações em parcerias com a Propep”, informa a pró-reitora Iraildes Assunção. “Orienta-se, ainda, para as estratégias de utilização dos Recursos do Proap [Programa de Apoio à Pós-graduação], com base na Portaria da Capes nº 156/2014, a fim de otimizar a utilização desses recursos e, assim, evitar a devolução para a coordenação”, acrescenta.

Os momentos de reunião nas unidades, além da presença da pró-reitora, contam com a participação do coordenador de Pós-graduação (CPG), professor Walter Matias, e de todos os servidores que atuam nas plataformas Sucupira e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e programas voltados às ações da pós-graduação na Ufal.

“Pretendemos construir caminhos para um melhor acompanhamento dos PPGs e estreitar a relação entre os programas e a Propep, bem como construir ações institucionais visando a consolidação da pesquisa e da pós-graduação da Ufal”, destaca.

Visitas para acompanhar e consolidar

A Ufal conta com 49 programas de pós-graduação que, juntos, ofertam 62 cursos, sendo 45 de mestrado e 17 de doutorado. A maioria, 36 programas e 48 cursos, é ofertada de forma exclusiva pela Universidade, mas há também a oferta em rede ou associação com outras instituições por meio de 13 programas e um total de 14 cursos.

A pró-reitora explica que as visitas seguem até o mês de abril e têm como base as orientações do Programa de Excelência e Qualidade da Pós-graduação (PEXPG) da Ufal, constantes na Resolução nº 25/2015 do Conselho Superior (Consuni) da Universidade e que abordam o acompanhamento dos PPGs, bem como as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023.

“O principal objetivo das visitas é discutir estratégias para atender às recomendações do Relatório da Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020. Essa iniciativa também visa melhorar os pontos e as condições de parceria entre unidade acadêmica, PPGs e Propep”, destaca o professor Walter Matias.

Iraildes informa que foi elaborada uma agenda de acompanhamento considerando as recomendações do relatório da avaliação quadrienal da Capes. “Essa agenda já estava preparada desde 2021, mas foi interrompida devido ao atraso da divulgação do resultado das avaliações realizadas pela Capes para todos os PPGs do Brasil. Assim que o resultado foi liberado, atualizamos o cronograma de visitas e, posteriormente, elaboramos um Plano de Ação para cada Programa”, esclarece a pró-reitora.

Até o momento, a Propep já se reuniu com as equipes dos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Centro de Educação (Cedu), Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Faculdade de Nutrição (Fanut), Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Instituto de Física (IF), Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), Instituto de Computação (IC), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Faculdade de Letras (Fale), do Instituto de Psicologia (IP), do Centro de Tecnologia (CTEC), da Escola de Enfermagem (Esenfar) e do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca).

Para acompanhar o cronograma de visitas, acesse aqui.