Revista Extensão em Debate conquista qualificação B1 no Qualis

Produções científicas da Ufal são contempladas com qualificação em excelência nacional
Por Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas
24/02/2023 16h13

A Revista Extensão em Debate, organizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conquistou a classificação B1 no Qualis Capes, o que a tornou um periódico de excelência nacional através de suas produções científicas.

Segundo o professor Cezar Nonato, pró-reitor de extensão, a qualificação é mais um dever cumprido: “Temos a sensação de mais um dever cumprido quando disponibilizamos de um instrumento de excelência nacional para tornar públicos resultados de discussões e ações extensionistas diversas desenvolvidas tanto pela Ufal como por outras IES, um diálogo constante entre a Academia e a Sociedade em geral”, disse.

Como funciona

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes que afere a qualidade dos periódicos científicos.  O método de análise do Qualis foi criado para classificar a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas. Revistas de Extensão também são avaliadas por este mesmo mecanismo.

A qualificação é feita da seguinte forma: A1 e A2, contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2, abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4 e B5, considera os periódicos de média relevância; e C, contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.

Submissão

Para envio de trabalhos, é necessário realizar um cadastro no site da revista no menu submissões como autor, acessar as diretrizes, escolher um template e, por fim, submeter o manuscrito. Acesse o site da revista para submeter.