Proginst realiza 1ª oficina do ano com requisitantes de compras dos setores da Ufal

Foram discutidas várias questões administrativas que devem seguir os padrões legais e de transparência
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
10/02/2023 17h45 - Atualizado em 10/02/2023 às 17h55
Oficina realizada na última quinta-feira com os servidores que são requisitantes na Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), assim como todas as instituições e órgão públicos, devem seguir normativas rigorosas para requisição de materiais, compras com ou sem licitação, seguindo o Planejamento de Contratações Anuais (PCA) e as leis de Licitação e Contratos e de Transparência. Para debater essas questões e esclarecer dúvidas, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal, reuniu os requisitantes de compras dos setores para a primeira oficina de 2023. O evento, realizado na manhã da quinta-feira (9), lotou a Sala dos Conselhos Superiores.

Foram apresentados os resultados do PCA 2022; realizada uma oficina sobre acompanhamento de entrega de bens [cobranças, notificações e penalizações]; além de debater as abordagens sobre a Gestão Patrimonial da Ufal – inventário e recolhimento de bens; e o calendário geral de contratações em 2023.

Durante a atividade, também foi feito o lançamento do sistema Commutatio, uma nova ferramenta para troca e doações de equipamentos e materiais entre os setores da Ufal. O objetivo é facilitar o intercâmbio de objetos que estão sem uso num determinado setor, mas são muito necessários em outro.

O coordenador de Administração de Suprimentos e Serviços da Proginst, José Edson Lima, ressalta a importância de ter criado, em meados do ano passado, o Fórum de Gestores e Fiscais de Contratos e a implantação do Sistema Contratos Gov da Ufal. ”Assim garantimos a capacitação contínua e a valorização dos servidores. Temos uma reunião anual para premiar as melhores práticas. Também é importante ter essa interação para tirar dúvidas e trocar experiências. Podemos avaliar o que foi feito de melhor no ano anterior e o que precisa ser melhorado”, destacou ele.

Na oficina com os requisitantes, também foi informado que este ano será realizado o inventário da Ufal. “Já temos cerca de dez anos sem realizar esse levantamento detalhado do patrimônio da Universidade. Já temos um calendário para esse trabalho em 2023, para organizar a lista de bens patrimoniais sob responsabilidade de cada unidade”, avisou José Edson.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, participou de parte da reunião e destacou que o aperfeiçoamento da gestão institucional se deve à colaboração dos servidores. “Gostaria de destacar que no setor de compras, por exemplo, ganhamos mais agilidade. Em 2020, tivemos a aquisição de cerca de 400 itens. Em 2022, já subimos para 4 mil itens adquiridos em um ano. Isso num período de cortes no orçamento, que exigiu muito esforço para atender às demandas”, ressaltou Tonholo.

O reitor destacou a importância da administração das compras. “Se temos uma cirurgia no HU que necessita de 13 a 14 itens, a falta de um, já compromete o processo. A mesma coisa na área de Química, se falta uma substância, a reação não vai funcionar. Então, um ano que tem poucos itens comprados, significa que muitos procedimentos importantes vão deixar de acontecer na Ufal. Essa é a importância desse esforço coletivo: garantir o pleno funcionamento das ações da Universidade”, ressaltou Tonholo.

O reitor falou ainda da importância de descentralizar as operações, capacitando os requisitantes de cada setor e trabalhando de forma colaborativa. “Esse é um modelo de aquisição participativa bastante eficiente para garantir as atividades fins da Ufal. Assim funcionamos melhor. Agora, precisamos recompor o orçamento para poder comprar os materiais e equipamentos necessários”, ponderou Tonholo.

A servidora Raniella Barbosa, requisitante da Assessoria de Comunicação (Ascom), considerou que a reunião foi muito importante para esclarecer dúvidas. “Lidamos com procedimentos rotineiros da administração da Universidade. Os setores lidam com muitos equipamentos e materiais que exigem controle, cuidado e transparência. É muito importante saber como manejar os sistemas para administrar com eficiência o patrimônio da Ufal”, declarou a servidora.