Professor do curso de Música é eleito para o Conselho Científico em Portugal

Grupo Caravelas reúne pesquisadores brasileiros e portugueses na área da musicologia
Por Jacqueline Freire – jornalista
24/02/2023 16h30 - Atualizado em 18/04/2023 às 17h24
Professor Marcos Moreira é coordenador-geral do Festival de Música de Penedo

O professor Marcos Moreira, pesquisador do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi eleito para o Conselho Científico do Núcleo Caravelas. Formado por seis pesquisadores de instituições brasileiras e portuguesas, o grupo irá atuar junto com Cesem, o Centro de Estudos da Pesquisa da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

“Este ano fui agraciado na eleição para o conselho do Caravelas para membro no biênio 2023-2025. Solicitei a oficialização para a Universidade Nova da inclusão do nosso Centro nestes núcleos, já que os intercâmbios têm sido feitos de maneiras amistosas, mas sem convênio ainda. Demos o primeiro passo de ações de atividades em Portugal 2023”, explica o professor.

Após a eleição do conselho, o professor David Cranmer, coordenador do Caravelas, agendou uma mesa de apresentação de livros publicados entre os grupos Caravelas e Cemupe, este coordenado pelo professor Marcos Moreira. A mesa acontece no dia 25 de maio, na Universidade Nova de Lisboa.

Caravelas

Dentro da Nova Lisboa há vários núcleos de pesquisa, dentre eles, o luso brasileiro Caravelas que inseriu pesquisadores brasileiros e portugueses na área de musicologia. O Caravelas tem feito parcerias de intercâmbio com a Ufal através do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe).

Marcos Moreira

O professor Marcos Moreira é pesquisador do legado do maestro Aquino Japyassu e também da formação de bandas femininas, a exemplo da Banda Feminina de Rio Largo–Alagoas. Ele o idealizador da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB) e coordenador do  Festival Internacional de Música de Penedo, que integra a Jornada. Moreira também coordena o @cemupemusicologia, plataforma de pesquisa que tem dialogado com várias instituições no Brasil e Portugal. Através da Pró- reitoria de Pesquisa e a Assessoria de Intercâmbio Internacional, Pró-reitoria de Extensão e de Pesquisa e Cursos de Música (Ufal), tem acontecido parcerias científico- institucional com o Laboratório de Musicologia da USP/SP; Grupo Caravelas da Universidade Nova de Lisboa; Associação Moçambicana para a Educação em Artes Musicais e o Ministério da Cultura Portuguesa.