Professor da Ufal é empossado no Instituto Histórico de Alagoas

Gian Carlo de Melo Silva, doutor em História do Norte e Nordeste, assume a cadeira de número 20
Por Lenilda Luna - jornalista
16/02/2023 14h02 - Atualizado em 24/02/2023 às 15h44

Em solenidade presidida pelo historiador Jayme Lustosa de Altavila, tomou posse, no último dia 8 de fevereiro, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), o historiador Gian Carlo de Melo Silva, doutor em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor  Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Gian Carlo, que também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passa a ocupar a cadeira de número 20 da instituição, que tem como patrono, Paulino Rodrigues Santiago. Estiveram presentes na solenidade familiares, amigos, alunos e orientandos do professor.

Entre os sócios, participaram da solenidade:  Álvaro Queiroz, Roberval Santos, Fábio Lins, João Batista e Reinaldo Amorim. Também prestigiaram a posse do professor Gian Carlo, os convidados: Samuel Albuquerque (ex-presidente do IHGSE), Jeferson Augusto Cruz (ANPUH/SE), Karina Melo (ANPUH/PE), Flávia Carvalho e Raquel Parmegiani, do curso de História da Ufal; Sandra Paz e Elza Maria, do Centro de Educação da Ufal;  e Gustavo Gomes, professor do Campus Sertão da Ufal.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas tem mais de 150 anos de existência, é o 3° Instituto mais antigo do Brasil. “Participar como sócio efetivo da casa da memória e da história de Alagoas é algo ímpar, no qual espero somar para que o Instituto continue vivo e possa incluir cada vez mais a sociedade que o ladeia. Trazendo a população para conhecer seu acervo e contribuir para que a História não seja esquecida”, declarou Gian Carlo ao tomar posse.

Gian Carlo destaca que para a preservação da memória do Instituto é muito importante manter a tradição da casa, representada pelos sócios mais antigos, mas também é fundamental a renovação, para que haja continuidade. “Os professores estão entrando no quadro de sócios, lembrando que o Instituto precisa se atualizar aos novos tempos e que investimentos são necessários”, explica o novo membro.

Gian Carlo de Melo Silva é de Recife, mas está em Alagoas há 13 anos. “Aqui estou construindo família, orientando e ajudando na formação de novos historiadores e professores, e fico muito honrado em ocupar essa cadeira no Instituto. Espero contribuir com a Casa das Alagoas e fortalecer os laços entre o Instituto e a Universidade”, ressalta o novo sócio.