Ufal recebe pesquisadora da Universidade Internacional da Flórida

Natália Quinete é referência na área de contaminantes emergentes no meio ambiente
Por Rose Ferreira - jornalista
05/12/2023 16h49 - Atualizado em 06/12/2023 às 08h02

Na próxima quinta-feira (7), às 10h, a pesquisadora Natália Quinete, do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Internacional da Flórida (FIU), nos Estados Unidos, estará na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para ministrar a palestraTargeted and Non-Targeted analysis for PFAS [per- and polyfluoroalkyl substances] characterization in surface water from South Florida.

O evento será realizado na Sala dos Conselhos Superiores da Ufal, no prédio da Reitoria, e é aberto ao público. A convite do professor Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua) da Ufal, Natalia Quinete também aproveitará a oportunidade para conhecer as instalações e as pesquisas realizadas na temática no Rio São Francisco e na Laguna Mundaú.

“Estamos animados com essa visita e intercâmbio, porque a professora Quinete atua no desenvolvimento de métodos de análise usando espectrometria de massa de alta resolução para a identificação e priorização de contaminantes persistentes no meio ambiente. Assim, certamente, será uma parceria promissora para as pesquisas que já desenvolvemos”, destaca Soares.

Natalia Soares Quinete é formada em Engenharia Química, com mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Química Analítica Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC)-Rio. Desde 2020, é professora da Florida International University (FIU)/EUA e afiliada ao proeminente Instituto de Meio Ambiente da FIU. Sua pesquisa é focada na determinação das concentrações, distribuição, fontes e destino de contaminantes emergentes, como PFAS e ftalatos, em diferentes compartimentos ambientais e biológicos e nos seus impactos a população e animais.