Nees se une a pesquisadores das universidades de Harvard e Oxford para projetos

Primeira análise do grupo será com o projeto do Programa Nacional do Livro Didático

Por Ascom Nees
26/12/2023 11h09 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

Com o objetivo de aprimorar as ações e ferramentas tecnológicas que desenvolve, por meio de colaboração em projetos de pesquisa, diretores e pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de workshop no início de dezembro, nos Estados Unidos, com pesquisadores das Universidades de Harvard (EUA) e de Oxford (Inglaterra).

Do NEES, estavam Alan Pedro, Diego Dermeval e Leonardo Brandão, que integram a diretoria; André Magno, Rafael Araújo e Álvaro Sobrinho, pesquisadores do PNLD Avaliação, além de Ig Ibert Bittencourt e Seiji Isotani, fundadores do Nees que estão como docentes visitantes da Universidade de Harvard. De Oxford, remotamente, estava Filipe Recch e, de Harvard, o convidado foi o professor Sebastian Galvez.

“Queremos, em parceria com esses pesquisadores de Harvard e de Oxford, trabalhar juntos para, em 2024, melhorar os processos a partir da análise dos dados que a gente tem hoje. Isso pode gerar pesquisas de diferentes níveis, por exemplo, usando inteligência artificial. O workshop foi muito enriquecedor. Tivemos boas discussões e bons insights”, destacou o professor Diego Demerval, que também é vice-diretor do Núcleo.

A primeira análise será com o projeto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que envolve a avaliação pedagógica dos livros. “Nesse primeiro momento a gente vai começar com avaliação pedagógica, mas na sequência também trabalharemos nas outras frentes do PNLD como análises de validação e de atributos e insumos de qualificação dos materiais didáticos”, explicou Diego que, em janeiro, retornará à Universidade de Harvard para prosseguir com as pesquisas.