Consuni aprova Regulamento Acadêmico dos cursos de graduação

Entre outras normativas, regulamento possibilita a adoção do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa) para a graduação
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos: Rose Ferreira
07/12/2023 13h21 - Atualizado em 07/12/2023 às 13h53

O Conselho Universitário (Consuni), reunido nesta terça-feira (5), teve uma pauta extensa, com a apreciação de resoluções para a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu e propostas de gerenciamento de projetos de pesquisa e extensão. Foi aprovado ainda o calendário de sessões do Consuni para o ano que vem.

Os conselheiros também aprovaram o Regulamento Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A minuta, que já havia sido aprovada por unanimidade na Câmara Acadêmica, “tem por objetivo consolidar a normatização acadêmica, em um só dispositivo legal, dos cursos superiores de graduação presencial e a distância e dos cursos de Tecnologia”, informa o parecer.

Além de regulamentar a adaptação do regime acadêmico semestral às novas propostas curriculares dos cursos de graduação e ressaltar o compromisso da Universidade com a formação de profissionais capacitados, o regulamento orienta a migração das ações de graduação do Sistema Acadêmico (Sieweb) para o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O Sigaa já era adotado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde março de 2018 para a gestão da pós-graduação. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) atuou para viabilizar a migração dos dados da graduação para o Sigaa, a partir da aprovação do Consuni. Esta ação já está em andamento e tem previsão para ser concluída em 21 de dezembro.

Mas o novo Regulamento Acadêmico não se limita a adoção do Sigaa. Houve uma atualização dos conceitos, ampliação de possibilidades para a organização dos projetos pedagógicos dos cursos, inclusão de critérios para facilitar e oferecer mais equidade e transparência nas decisões que podem afetar a vida dos alunos, dentre outros aspectos pensados para tornar os processos de trabalho mais eficientes.