Universidade promove evento de capacitação sobre compras públicas

Ação acontece de 8 de novembro a 13 de dezembro no Sebrae, em Maceió

Por Deriky Pereira – jornalista
06/11/2023 16h14 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), realiza em parceria com o Sebrae Alagoas, uma ação extensionista de capacitação em compras públicas. O evento ocorre a partir desta quarta (8) e segue com programação até o dia 13 de dezembro, com programação variada.

Na abertura, a partir das 19h, a professora Erica Xavier, da Feac, ministra palestra sobre Contabilidade voltada às Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) interessadas em compras públicas. Já no dia 22, também às 19h, será a vez da palestra intitulada Administração voltada à Gestão da Qualidade das ME/EPPs como Fornecedoras, com Cláudia Milito e Madson Monte, também da Feac.

Na semana seguinte, dia 29 de novembro, Flávia Amorim, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) fala sobre como as MEs e as EPPs podem atender as Normas Específicas de Compras Públicas; já em 6 de dezembro, Edson Lima, da Proginst, fala sobre a Lei Complementar nº 123/2006 e seu tratamento para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

As últimas duas palestras do evento serão relacionadas aos temas de Atendimento ao Cliente e o encerramento ficarão sob a responsabilidade do Sebrae, onde acontecerão todas as ações listadas e do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (Laccan) da Ufal.

Pensar o desenvolvimento local

Segundo o professor Carlos Everaldo Costa, da Feac, pensar o desenvolvimento local com participação ativa da Universidade Federal de Alagoas, um dos polos de conhecimento do estado, faz com que a realização deste evento se torne relevante para o público-alvo.

Com esse conhecimento aplicado a uma demanda local (a dos microempreendedores), a Ufal cumpre seu papel por meio do ensino [capacita os alunos]; da pesquisa [dados serão gerados a partir dessa capacitação, tanto em relação ao perfil dos alunos quanto dos microempreendedores]; e da extensão [atuando para a comunidade externa]”, contou.

O docente destaca ainda que o evento também direcionará atenção aos estudantes da Universidade. “A partir desta capacitação que os discentes da Ufal receberão eles serão multiplicadores, ou seja, vão capacitar os microempreendedores alagoanos para que estes tenham êxito nas licitações da Ufal”, explicou Carlos Costa.