Ufal marca presença no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

Evento aconteceu na UFMS e teve apresentações de servidores da Prograd e Cied

Por Ascom Ufal
13/11/2023 16h32 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença na 20ª edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e o 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciedsud), com o tema Educação a Distância: Políticas Públicas, Gestão, Governança e Qualidade. No evento foram debatidas várias temáticas relativas ao Ensino Superior, com ênfase predominante na modalidade a distância (EaD).

O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O pró-reitor de graduação da Ufal, professor Amauri Barros, participou dos três primeiros dias do evento e apresentou um artigo desenvolvido em parceria com a servidora Lucineide Souza, da Prograd.

“Esse artigo é um relato de experiências vivenciadas na turma de Letras do Pril/Campus do Sertão. O artigo com o título Onde está a Matemática? foi a culminância da disciplina Noções Básicas de Matemática e Estatística ministrada no primeiro semestre do ano letivo de 2022”, relatou Amauri.

Ainda neste evento, o pró-reitor participou de painéis temáticos, palestras, minicursos e oficinas em trilhas temáticas de seu interesse; como Avaliação Formativa em Contextos de Educação on-line, Tecnologias Assistivas na Educação Superior, dentre outras. “O evento foi um momento importante para conhecermos experiências nacionais e internacionais e enxergar o horizonte das políticas educacionais”, completou.

A equipe da Cied também esteve presente no evento, sendo representada pela professora Natallya Levino, coordenadora adjunta da UAB, e a administradora Camila Karla da Silva, vice-coordenadora da Cied.

Durante o Esud/Ciesud também aconteceu reunião do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB), em que foram discutidas várias ações para melhoria da EaD, tais como debate sobre a evasão, procedimentos para fomento e dúvidas sobre o edital 25/2023, que articula novas vagas em cursos da UAB para os próximos dois anos.

Na reunião do ForUAB foi analisado o novo regimento do fórum, além de oficinas sobre o financiamento dos cursos UAB. Estas oficinas foram conduzidas por servidores da Diretoria de Educação a Distância da Capes, sendo um momento importante para todo o Sistema.

De acordo com a professora Natallya Levino (Cied/UAB), “o evento foi extremamente importante, pois possibilitou a troca de experiências, networks, além de atualização de boas práticas ligadas à EaD”. O Esud/Ciesud e o ForUAB, além de reunir coordenadores da UAB, também reuniu coordenadores de polo e representantes da UAB de todo o Brasil, sendo um momento de confirmação do valor da EaD nas universidades públicas.