Museu Theo Brandão sedia primeira edição do Festival Yá Dandara

Evento será no dia 25 de novembro e vai celebrar um ano de trajetória do coletivo
Por Deriky Pereira – jornalista
21/11/2023 09h51 - Atualizado em 22/11/2023 às 14h22
Evento será no dia 25 de novembro e vai celebrar um ano de trajetória do coletivo Yá Dandara

Evento será no dia 25 de novembro e vai celebrar um ano de trajetória do coletivo Yá Dandara

Uma explosão de ritmos e celebração! É assim que as organizadoras definem o Festival Yá Dandara, que celebra o primeiro ano deste que é, também, o primeiro coletivo de Maracatu composto exclusivamente por mulheres em Alagoas. O evento acontecerá no sábado, 25 de novembro, a partir das 14h, no Museu Theo Brandão, situado na Avenida da Paz, nº 1490, no Centro de Maceió. A entrada é franca.

Oficinas de turbantes, fantoches e pintura facial para descontrair a criançada que estará presente são algumas das atrações programadas. Além disso, apresentações de grupos locais também vão dar o tom para animar o evento. “Teremos a presença ilustre de uma quilombola trazendo seu trabalho com crochê, um bazar exclusivo do Yá Dandara e uma deliciosa variedade de comidas e bebidas”, explicam as organizadoras.

Além desta variada programação, o Festival Yá Dandara também contará com homenagens – que o grupo também nomeia como femenagens a figuras que são patrimônios vivos do estado de Alagoas, como Mãe Mirian, 89 anos, que representa a nação Jejê do estado há mais de sete décadas.

“Ela é uma das mais antigas matriarcas da religião afro-brasileira em Alagoas, é respeitada e admirada pela sua sabedoria, humildade, ética, e por seu trabalho em defesa da cultura negra e das religiões de matriz africana, combatendo o racismo, a intolerância religiosa e contribuindo no fortalecimento identitário da comunidade negra do estado”, celebram as organizadoras do Festival.

E elas dizem mais: todo o evento está sendo pensado com muito carinho e com o apoio de membros dedicados que integram o coletivo. “Temos até mesmo o apoio de uma aluna do curso de Administração da Ufal, a Luíza Almeida, que escolheu nosso Maracatu como tema de um trabalho e permaneceu nos ajudando para que este momento fosse possível”, complementam as organizadoras do evento.

Para saber mais detalhes sobre o Festival Yá Dandara acesse o perfil do Instagram.