Curso de Música da Ufal recebe nota 4 no Guia da Faculdade

O Guia elaborado pelo Estadão e a revista Quero Educação avalia cursos em todo o país

Por Lenilda Luna - jornalista
03/11/2023 11h41 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

O Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu a nota 4 no Guia da Faculdade, que avalia instituições de ensino superior do Brasil. Esta avaliação é realizada em uma parceria entre a revista Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo. Segundo os organizadores, “são mais de 10,5 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração”.

A nota 4 foi recebida com muita alegria pela comunidade universitária do Curso de Música. “Esta avaliação é importante, pois consta em um guia com mais de duzentos cursos de Música avaliados no Brasil, onde futuros alunos podem pesquisar e ver quais os cursos melhores avaliados por este guia. Apesar de não ser uma avaliação oficial feita pelo MEC, é uma referência importante para os estudantes”, ressalta Ziliane Teixeira, coordenadora do curso de Música.

O professor Flávio Ferreira, do Colegiado do curso, considera o resultado muito importante. "Isso retrata o quanto nós servidores (docentes e técnicos), nos empenhamos para fazer esse curso cada dia melhor, buscando excelência. "Isso ao lado de muitos estudantes que realmente se unem a essa luta", disse o professor.

Ferreira também destacou que o resultado é significativo, diante dos desafios enfrentados pela Ufal. "Apesar desses últimos anos, quando a universidade sofreu verdadeiro abandono com ausência de verbas mínimas para manutenção, nosso trabalho tem gerado bons resultados. Isso demonstra que é possível oferecer à população, sobretudo de Alagoas, um curso de música de qualidade, público e totalmente gratuito. E isso é algo que me enche de orgulho!", declara o professor.

O curso de Música Licenciatura da Ufal oferece uma formação abrangente na área, com ênfase em educação musical, instrumento e canto. O curso, começou a funcionar em 1979, e conta com professores reconhecidos no cenário musical, tanto na pesquisa musical quanto na carreira musical. Um dos integrantes do corpo docente é o professor Marcos Moreira, coordenador geral do Festival Internacional de Música de Penedo, que foi realizado recentemente, de 17 a 21 de outubro.