Coletânea sobre segurança pública contempla trabalho em parceria com a Ufal

Professora Adriana Ribeiro assina capítulo de livro que propõe procedimentos para Plano de Defesa de Alagoas
Por Ascom Ufal com Polícia Científica
10/11/2023 14h14 - Atualizado em 10/11/2023 às 14h33

A parceria entre a Ufal, a Polícia Científica do Estado de Alagoas e a Polícia Federal é destaque em um dos capítulos do livro Superando Desafios em Segurança Pública: A Inovação como Ferramenta de Transformação em Alagoas. O lançamento ocorreu durante a apresentação do Programa Coruja, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, no último mês de outubro.

O evento contou com a presença de autoridades de órgãos policiais, Justiça, Ministério Público, Ufal, dentre outros profissionais que estão unidos para combater a criminalidade utilizando a tecnologia como aliada. O livro lançado é uma coletânea de capítulos/trabalhos desenvolvidos por renomados profissionais de segurança pública que contribuíram com um grande campo de estudo por meio de pesquisas teóricas e experiências práticas vivenciadas.

Intitulado Perícias Criminais voltadas para o Plano de Defesa de Alagoas em situações de Domínio de Cidades, o quinto capítulo é assinado pela professora Adriana Ribeiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB); os peritos criminais Gerard de Oliveira Deokaran, da Polícia Científica de Alagoas e Alexandro Mangueira Lima de Assis, da Polícia Federal.

“O trabalho propõe procedimentos a serem adotados no Plano de Defesa relativos ao isolamento e preservação do local de crime, a multidisciplinaridade das Ciências Forenses voltada ao acionamento e realização dos exames periciais que podem ser adotados em locais de Domínio de Cidades, além de mostrar contribuições das práticas colaborativas entre as forças de Segurança Pública e a Universidade Federal de Alagoas por meio da implementação de técnicas inovadoras na detecção de explosivos, revelação de impressões digitais latentes e recuperação de substâncias de interesse forense, com possibilidade de produção de múltiplas provas materiais a partir de objetos tocados”, explicam os autores.

A obra apresenta estudos que são resultados de uma pesquisa teórica cuidadosa e das experiências práticas vivenciadas no âmbito da segurança pública alagoana. O livro sugere uma reflexão sobre como a inovação e o conhecimento podem moldar positivamente as políticas de segurança pública e, assim, impactar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos de Alagoas.

“É sem dúvida, uma leitura fundamental para acadêmicos, profissionais da segurança pública, formuladores de políticas e todos aqueles que desejam compreender as nuances da segurança em um contexto desafiador”, reforça a apresentação dos organizadores da coletânea, indicando também para norteador em estados que enfrentam desafios semelhantes aos de Alagoas.

O Programa Coruja, que lançou o livro oficialmente, foi criado com o objetivo de lidar com a criminalidade, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldada em inovação tecnológica. Outras informações podem ser acessadas em @coruja.alagoas.