Ufal participa do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas

O evento ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 16 e 17 de outubro, e a professora Elaine Pimentel representou a Ufal

Por Lenilda Luna - jornalista
27/10/2023 14h05 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40
A professora Elaine Pimentel ministrou palestra sobre Ensino Jurídico e Desigualdades Regionais

A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou do lançamento do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, que ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 16 e 17 de outubro.

O evento contou com a presença de dirigentes de 28 faculdades de Direito públicas e gratuitas de todo o país.

A professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito, avaliou a importância da participação da instituição no evento. "Foi uma oportunidade de aproximação com as demais instituições. Levamos a história da FDA, apresentamos nossas características, a linha pedagógica que seguimos e também partilhamos as demandas e desafios, diante de cortes orçamentários e das novas tecnologias que mediam o ensino jurídico, dialogando em busca da excelência neste serviço importante para toda a sociedade, que é a formação jurídica dos profissionais do Direito", destacou a professora.

No evento, a professora Elaine Pimentel ministrou uma palestra sobre Ensino Jurídico e Desigualdades Regionais, onde destacou questões específicas do norte e nordeste, comparando com outras regiões do país. "Há uma invisibilidade da contribuição histórica de faculdades nordestinas e nortistas, como a Faculdade de Direito da Ufal, que tem 92 anos, e outras com mais de cem anos que o Brasil não conhece", ressaltou a professora.

Elaine Pimentel também teve a oportunidade de entregar o livro sobre os 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas ao professor Celso Fernandes Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP, tradicional instituição que fica no Largo de São Francisco, e à professora Ana Elisa Bechara, que é a vice-diretora. Também entregou o livro ao professor Nuno Coelho, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

O Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas tem como objetivo estabelecer cooperação em rede, de caráter permanente, para a realização de intercâmbio de estudantes e docentes, além de outros projetos a serem definidos futuramente.