Ufal e Ifal realizam Encontro Nacional de Cerimonial Universitário

Evento acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro

Por Jacqueline Freire – jornalista
23/10/2023 16h19 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40

Em sua 13ª edição, o Encontro Nacional de Cerimonial Universitário acontece pela primeira vez em Maceió. Reunindo profissionais das Instituições de Ensino Superior que trabalham e executam tarefas na organização dos eventos Institucionais, o Encontro acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro.

A solenidade de abertura será no Museu Théo Brandão (MTB), já o restante da programação acontece no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento é promovido pelo Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies), e este ano é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Segundo a coordenadora do evento em Maceió e integrante da equipe do Cerimonial da Ufal, Fátima Leobino, o evento promoverá uma troca de experiências notável. “A programação está recheada de inúmeros temas e palestrantes ilustres. Pensamos os temas de forma específica para abordagem com as instituições universitárias”, afirma.

Ainda segundo Leobino, que é também a representante do Forcies no Nordeste, é com grande satisfação que o Cerimonial da Ufal participa da organização, planejamento e realização de eventos como este. “Buscamos primar pelo zelo e bom êxito dos eventos, nosso compromisso com esse evento é que cada vez mais o cerimonial proporcione às instituições o apreço e o comprometimento, mantendo a cultura dos atos protocolares”, destaca.

A equipe de cerimonial compreende os profissionais que atuam desde a recepção de autoridades, colação de grau, jubileus, inaugurações, outorgas de títulos honoríficos, homenagens e também recepção aos calouros, semanas acadêmicas, etc. A ideia é realizar uma troca de experiências entre os profissionais de diversas Instituições, como também o aperfeiçoamento na utilização de novas tecnologias aplicadas ao Cerimonial Universitário.

As inscrições seguem até 15 de novembro no site. Os valores e prazos podem ser conferidos aqui.