Prograd apresenta sistemas desenvolvidos na Ufal no Cograd-Nordeste

Evento ocorreu em Campina Grande (PB) e contou com a presença de vários pró-reitores de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior

Por Ascom Ufal
- Atualizado em 03/05/2024 15h40

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve representada na Reunião Anual do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior do Nordeste (Cograd-Nordeste), ocorrido nos dias 28 e 29 de setembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento promovido pela Andifes contou com a participação do pró-reitor Amauri Barros, dos professores Willamys Cristiano e Márcio Cavalcante e do técnico Diego Tenório.

“Neste evento foram discutidas as temáticas mais relevantes do ensino superior da atualidade: formas de ingresso, evasão, retenção e formação continuada. Esses temas dominam o cenário nacional das universidades e das questões educacionais do momento”, ressaltou Amauri Barros.

O pró-reitor, que é coordenador do Cograd-NE, participou de uma mesa-redonda tratando da formação continuada no ensino superior, onde apresentou a experiência do Proford da Ufal. A mesa foi mediada pelo professor Davi Vasconcelos (UFC) e composta por Gabriela Lopes (UFRN), Cícero Pereira (IFPB) e a participação remota de Mônica Araújo (UFRPE).

Os professores Williamys Cristiano, coordenador da CDP-Prograd, e Márcio Cavalcante, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA-Ufal), fizeram parte da mesa-redonda "Estratégias de combate à evasão e à retenção", onde apresentaram os estudos e sistemas desenvolvidos na Ufal, com o apoio do técnico Diego Tenório.

Willamys mostrou os estudos recentes elaborados no setor de estatística da Prograd, enquanto que o professor Márcio apresentou o recém-implantado Sistema de Avaliação das Disciplinas pelos discentes, que foi criado pela CPA e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

O sistema permite a elaboração de planilhas, de forma automática, com dados agregados das avaliações realizadas por discentes no âmbito das disciplinas, dos cursos de graduação, das unidades acadêmicas, dos campi e da universidade como um todo. Os estudantes avaliam didática, organização, assiduidade, pontualidade, referencial bibliográfico e forma de avaliação, itens relacionados a atuação docente nas disciplinas, assim como infraestrutura disponível nas atividades de cada professor.

Para acessar os resultados da Ufal, basta clicar aqui.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.