Professor da Ufal Penedo será palestrante em eventos internacionais

Igor da Mata apresentará pesquisas voltadas para a preservação ambiental da região do Baixo São Francisco

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
27/10/2023 11h19 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40
Professor Igor da Mata é convidado para apresentar pesquisas em eventos internacionais

O professor Igor da Mata, do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo, Campus Arapiraca da Ufal, será palestrante em dois eventos internacionais no próximo mês de novembro. A primeira participação dele será no Abrelatam/Condatos, a ser realizado de 31 de outubro a 3 de novembro em Montevidéu, Uruguai. De acordo com os organizadores, “são os principais e mais antigos eventos da América Latina voltados para a promoção, pesquisa, publicação e uso de dados abertos”.

Na palestra do Abrelatam, o professor da Ufal vai compartilhar aspectos de sua pesquisa MapSãoFrancisco - Mapeamento de populações em zonas de risco de alagamentos no Baixo São Francisco, projeto realizado pelo Laboratório de Investigação e Manejo da Pesca (Imap) da Ufal Penedo com a parceria institucional da Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco. A organização atua, desde 1998, na defesa do patrimônio ecológico e material da região e possui um Termo de Cooperação com a Universidade.

“O objetivo desse projeto é avaliar o impacto de diferentes cenários possíveis de cheias e secas sobre as cidades e comunidades ribeirinhas e que são agravados pela falta de cartografia oficial, planos de gestão e de emergência integrados num cenário global de mudanças climáticas, com eventos cada vez mais extremos e frequentes”, explica o pesquisador.E ressalta: “Diversos parceiros nacionais e internacionais vêm se agregando com importantes apoios ao projeto, como HOT [Humanitarian OpenStreetMaps Team], Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais], IFRN [Instituto Federal do Rio Grande do Norte] Macau e Pacific Desaster Center, promovendo desdobramentos formidáveis no uso, adaptação e difusão de sistemas e tecnologias de mapeamento e de avaliações hidrológicas”.

Conhecido internacionalmente por suas pesquisas nas áreas de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, o professor destaca o surgimento de convites para parcerias e apresentações internacionais, a exemplo da participação, em novembro do ano passado, na Conferência de Gestão de Riscos de Desastres na América Latina, em Lima, Peru, e afirma que são oportunidades que enriquecem o trabalho que vem sendo feito ao aumentar o alcance da partilha acadêmica dos estudos.

“No cenário atual de mudanças climáticas, o mundo está preocupado e interessado em ações que contribuam com as previsões que possam balizar ações de prevenção de desastres”, destaca.

Para participar do evento em Uruguai, o docente informa que conta com o suporte técnico e financeiro da HOT. “É uma organização internacional dedicada à ação humanitária e ao desenvolvimento comunitário através de mapeamento aberto, para fornecer dados cartográficos que revolucionam a gestão de desastres, reduzem riscos, contribuem com questões migratória, de gênero, saúde pública e contribuem para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, diz.

Para saber mais, acesse aqui

Fórum de Paris pela Paz

Já o convite para a participação no Fórum de Paris pela Paz, França, informa o docente, um dos mais importantes eventos internacionais, surgiu em razão da Reserva Mato da Onça, na categoria Florestas para o Futuro. “A Mato da Onça é a única Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Baixo São Francisco, localizada na Caatinga alagoana, com grande capacidade de produção de mudas, realização de pesquisas e educação ambiental”, conta Igor da Mata.

De acordo com o professor, a participação dele no fórum será para apresentar os projetos realizados na Universidade voltados para a preservação da reserva e que também contemplam as demais realidades do entorno. “A Ufal Penedo criou o grupo de trabalho Ecossistêmico do Baixo São Francisco, envolvendo seus pesquisadores de várias áreas para avaliação das diversas e profundas expressões de desequilíbrio ambiental do Baixo São Francisco. Serão apresentados [os projetos] a líderes e grandes entidades mundiais, destacando o importante papel socioambiental da Universidade Federal de Alagoas”, ressalta.

O Fórum vai ser realizado nos dias 10 e 11 de novembro e, de acordo com o site do evento, consiste em “uma plataforma aberta a todos que buscam desenvolver coordenação, regras, capacidades e impulso político, diante da necessidade de ações coletivas em um mundo marcado pela competição e complexidade dos desafios globais”.

Para mais informação, clique aqui