Pesquisa da Ufal oferece acompanhamento nutricional a voluntários

Candidatos devem ter entre 19 e 60 anos e estarem acima do peso
Por Jacqueline Freire - jornalista
24/01/2023 15h01 - Atualizado em 24/01/2023 às 15h03

Quem precisa emagrecer sabe a importância que tem um bom acompanhamento nutricional. Pois é isso que oferece a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal). Uma pesquisa coordenada pelo professor Nassib Bueno, do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Fanut, quer avaliar se a restrição de alimentos ultraprocessados influencia a composição corporal, hormônios e adaptação metabólica em indivíduos com excesso de peso submetidos a restrição calórica para perda de peso.

Quem quiser participar da pesquisa como voluntário, deve ter entre 19 e 60 anos e estar com excesso de peso dentro de dois dos seguintes critérios: índice de massa corporal entre 25 e 40 kg/m2, circunferência da cintura acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens ou ter um percentual de gordura acima de 35% para mulheres ou 25% para homens.

Além disso, quem quiser se candidatar deve ter interesse na perda de peso, não fazer uso de medicamentos crônicos (anti-diabéticos, anti-hipertensivos, anti-retrovirais, imunossupressores, anti-depressivos), não estar grávida ou lactante, nem estar na menopausa, não ter realizado qualquer intervenção cirúrgica para perda de peso, não ter doença celíaca e nem intolerância ao glúten. Todo esse processo de triagem é feito no Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Nutrição.

“Os pesquisadores do Lanum irão investigar os efeitos da restrição de alimentos ultraprocessados na perda de peso, percentual de gordura, glicemia, pressão arterial, perfil lipídico, gasto energético, entre outros aspectos de saúde. Todos os participantes terão acompanhamento nutricional durante um ano”, explica Mateus Macena, integrante do Laboratório. 

Ele lembra que a crescente prevalência de obesidade e consumo de alimentos ultraprocessados pela população mundial, traz a necessidade de avaliar a efetividade da restrição desses alimentos no tratamento da obesidade. “Desse modo, esperamos contribuir no esclarecimento das atuais lacunas acerca dos impactos da restrição de alimentos ultraprocessados na saúde humana, e em especial sobre a temática acerca da adaptação metabólica e o reganho de peso. A partir dos nossos resultados da pesquisa, será possível direcionar de forma mais adequada os planos alimentares propostos a indivíduos com excesso de peso, que é um problema de saúde pública em todo o globo”, afirma.

Mais informações pelo telefone (82) 99430-7980, e-mail (lanum.ufal@gmail.com), ou pela rede social do laboratório (@lanum.ufal).